Aggreko apresenta casos de uso de geração de energia com biogás em fórum

Redação – 20.04.2023 – No Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, apresentação da empresa destacou a flexibilidade nos modelos de negócio do setor 

A Aggreko, fornecedora de soluções de energia, está participando do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano para apresentar projetos de geração de energia elétrica a partir de biogás. O evento, que acontece está semana em Foz do Iguaçu (PR), conta com a presença de diversos agentes da cadeia produtiva de biogás e biometano. 

Durante a apresentação da empresa nesta terça-feira (18), Sidnei Vital Guimarães, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Aggreko, analisou arranjos tecnológicos e destacou a importância da flexibilidade nos modelos de negócio para o setor de bioenergia, que está em constante evolução e enfrenta desafios únicos. 

Segundo ele, a geração distribuída descentralizada e despachável a partir do biogás oferece vantagens significativas para as distribuidoras de energia elétrica, pois pode reduzir os custos de transmissão, fornecendo energia com previsibilidade e qualidade para os consumidores finais. Além disso, a geração distribuída ajuda a mitigar o efeito da intermitência ou queda de energia, atuando também como serviços ancilares, melhorando a qualidade do sistema. 

O biogás tem seu papel na redução das emissões dos Gases com Efeito Estufa (GEE) como combustível de transição. Ele fornece uma fonte de energia mais limpa e renovável para diversos setores quando comparado ao diesel normal. Ademais, pode ser usado para gerar renda para diversas comunidades que exploram esse recurso. Ele também permite que a matéria orgânica seja aproveitada de maneira sustentável para produção de fertilizantes e adubos.