São Martinho começa a experimentar 5G em usina de cana-de-açúcar

Redação – 02.05.2023 – Colaboração com Qualcomm visa avaliar o uso de tecnologias como 5G e Inteligência Artificial na borda para aumentar a produtividade no setor agrícola 

A São Martinho, que quer implementar a smart-farming (agricultura inteligente) para cana-de-açúcar, está implementando redes 4G e 5G em sua usina localizada na cidade de Pradópolis (SO). A empresa está colaborando com a Qualcomm Brasil para explorar sistemas de inteligência artificial (IA) e outras inovações com 5G em sua principal unidade, a Usina São Martinho, considerada a maior processadora de cana do mundo, com capacidade de moer até 10 milhões de toneladas por safra. 

Alguns desafios da São Martinho já foram mapeados, como a necessidade de monitorar e estimar o crescimento e a produtividade das plantas, detectar sinais preliminares de ameaça à lavoura, melhorar as análises de solo e clima, otimizar aspectos logísticos e industriais, entre outras. 

As aplicações que estão sendo planejadas contemplam o uso de câmeras, drones, sensores e outros equipamentos que, baseados nos produtos da Qualcomm, podem coletar dados, aprender padrões e fornecer informações para o aprimoramento dos diversos processos. 

Além de contribuir com a expertise agrícola, a São Martinho poderá disponibilizar a parceiros do projeto acesso ao ambiente operacional da usina, aos profissionais capacitados da companhia e aos dados históricos e em tempo real de suas operações para facilitar por exemplo o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. 

A São Martinho espera que os primeiros projetos se iniciem ainda este ano no Centro de Inovação São Martinho, um ambiente baseado no modelo de inovação aberta e focado no desenvolvimento de soluções digitais, localizado na usina de Pradópolis.