Tecnologia é o maior desafio para superar concorrência, apontam fabricantes

Redação – 11.05.2023 – Pesquisa global revela o impacto da tecnologia de produção inteligente na maximização de insights de dados, atração de talentos e minimização de riscos para a cadeia de fornecimento, qualidade e cibersegurança 

Segundo o 8º Relatório Anual do Estado da Produção Inteligente da Rockwell Automation, empresa dedicada à automação industrial, 40% dos fabricantes acreditam que sua organização carece da tecnologia necessária para superar a concorrência. Isso é mais que o dobro das respostas da edição de 2022 do estudo. 

O relatório deste ano revela o foco no crescimento lucrativo sem sacrificar a qualidade, ênfase no acesso ao verdadeiro potencial dos dados e no aumento da adoção de tecnologia para criar resiliência, permitir agilidade, aumentar a sustentabilidade e enfrentar os desafios da força de trabalho. 

No entanto, quatro em cada cinco fabricantes ainda carecem de uma solução completa de planejamento da cadeia de fornecimento. Além disso, os riscos relacionados à cibersegurança são os maiores obstáculos que os entrevistados procuram mitigar com iniciativas de produção inteligente. Por outro lado, 45% dos fabricantes citam “melhorar a qualidade” como o principal resultado positivo que desejam alcançar com iniciativas de produção inteligente. 

Outro ponto importante é que 89% dos fabricantes planejam manter ou aumentar o emprego devido à adoção da tecnologia. Além disso, 36% dos entrevistados acreditam que serão capazes de redirecionar os funcionários existentes devido ao uso crescente de tecnologia, dado importante visto que a inteligência artificial (IA) traz riscos na redução de empregos. 

Por fim, dos 95% dos fabricantes que têm políticas ESG formais ou informais, 42% citam “melhorar a eficiência” como o principal fator impulsionador para a adoção de iniciativas ESG. 

Metodologia 

O relatório analisou o feedback de 1.353 entrevistados de 13 dos principais países fabricantes com funções de gerenciamento até o C-suite e foi realizado em associação com a Sapio Research e a Plex Systems. A pesquisa abrangeu indústrias discretas, de processo e híbridas, em uma distribuição equilibrada de tamanhos de empresas com receitas variando de US$ 10 milhões até mais de US$ 10 bilhões, oferecendo uma ampla variedade de perspectivas de negócios de manufatura.