Acordo entre estado e empresas promete desenvolver hidrogênio verde no Ceará

Redação – 17.05.2023 – Grupo Voltalia e o Complexo Industrial e Portuário de Pecém, junto com o governo estadual, vão investir em tecnologia para desenvolver combustíveis sustentáveis 

Uma iniciativa de cooperação entre Voltalia, governo do Ceará e Complexo Industrial e Portuário de Pecém (CIPP) quer implementar a produção de hidrogênio verde no estado. As partes se comprometem a cooperar no desenvolvimento de projeto de Hidrogênio Verde, Amônia Verde e e-Metanol. 

Entre as iniciativas que devem ser realizadas no âmbito do acordo está a capacitação de mão de obra local, a estruturação de uma cadeia de suprimentos adequada e condições otimizadas para uma unidade de produção dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do CIPP. 

Entre os principais mercados do combustível estão os países europeus, que precisam de alternativas ao gás e a outros combustíveis fósseis, e o Porto de Roterdã, localizado na Holanda e sócio do CIPP, vem se posicionando como principal ponto de distribuição da nova alternativa energética para a região.  

Essa parceria estratégica com o Porto de Roterdã, que é o principal hub de importação de hidrogênio da Europa, pode viabilizar a logística e a distribuição do gás para outros países que buscam reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. 

O estado do Ceará e o Nordeste como um todo tem potencial na produção de hidrogênio verde, visto que há uma grande quantidade de usinas de energia eólica na região. O CIPP considera que estar atento às oportunidades junto a empresas que tenham o mesmo propósito sustentável é uma forma de garantir um futuro positivo para todos.