Governo de Goiás entrega três obras de saneamento em Anápolis

Redação (com informações da Seinfra-GO) – 18.05.2023 – Estatal Saneago investiu R$ 113 milhões em três reservatórios de água para atender o município 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), inaugurou, nesta terça-feira (16/05), um conjunto de obras da Saneago que vão garantir um incremento na oferta e reserva de água tratada aos moradores de Anápolis. Os investimentos feitos no sistema de saneamento básico do município somam o montante de R$ 113 milhões. 

Os novos reservatórios fazem parte do planejamento da Saneago para expandir o sistema de abastecimento de água em Anápolis. As unidades Aeroporto, Calixtópolis e Recanto do Sol trazem como benefício o aumento da capacidade de armazenamento e da disponibilidade de água, assim como o aumento no número de famílias atendidas com o serviço.  

Com os três novos reservatórios, também foram implantados mais 40 quilômetros de redes de distribuição de água, que atendem 29 bairros. 

Nova regulamentação estadual de saneamento 

Na semana passada, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aprovou o projeto de lei nº 669/23 que dispõe sobre a criação de três microrregiões de saneamento básico (MSBs) no estado. A matéria visa universalizar os serviços de água, esgoto e resíduos sólidos, abrindo caminho para o atendimento do Novo Marco Regulatório Nacional. 

Agora, cada microrregional – Oeste, Central e Leste – terá um colegiado, com estrutura e governança próprias, e titularidade dos serviços públicos de saneamento básico de interesse comum sendo exercida por Estado e municípios. Os colegiados serão formados por uma pessoa de cada município, outra do Estado e uma da sociedade civil integrante do Conselho Participativo. O representante legal será eleito por cada colegiado microrregional. 

O formato de microrregiões ainda garantirá acesso aos serviços com menores custos à população, pois serão discutidos ali também o modelo tarifário e o subsídio do serviço. 

Com a nova lei, será possível viabilizar a estruturação das parcerias entre o setor privado e a Saneago. Segundo o governo estadual, a legislação é fundamental para atender os municípios goianos, independente da densidade demográfica, com os serviços de saneamento básico.