Sustentabilidade ganha força dentro do mercado de telecom, diz especialista

Redação – 19.05.2023 – Medidas como a adoção de softwares e hardwares mais rápidos é crucial para empresas que buscam pela chamada ‘tecnologia sustentável’ 

A sustentabilidade tem ganhado força dentro do mercado de telecomunicações, de acordo com Sebastião Rezende, gerente técnico da Fibracem.  As três grandes operadoras móveis do País – Claro, TIM e Vivo – por exemplo, usam energia renovável para abastecer suas operações de telecom, escritórios e lojas.  

Segundo ele, cada vez mais operadoras e provedores estão se reposicionando e, com isso, repensando suas infraestruturas que envolvem a tecnologia. Para ele, isso tem se tornado um aspecto decisivo para que as companhias estejam inseridas na pauta de sustentabilidade. 

“O uso de P&D e tecnologia dentro das corporações, em prol da sustentabilidade, podem ocorrer de diversas formas e os benefícios podem ser desde o melhor uso dos insumos para produção, reaproveitamento dos materiais a uma gestão de resíduos mais eficaz”, avalia o especialista 

A adoção de softwares e hardwares mais rápidos é crucial para empresas que buscam pela chamada ‘tecnologia sustentável’. Isso ocorre porque esses recursos consomem uma menor quantidade de energia. Segundo Rezende, ao explorar a virtualização de servidores de redes e de aplicativos usando a computação em nuvem, por exemplo, setores como o de TI conseguem reduzir significativamente a quantidade de equipamentos em uso, o que diminui de forma radical o consumo de energia e mantém o mesmo nível de desempenho. 

“Se você investe em um bom equipamento, com uma infraestrutura adequada com sistemas de confinamento energeticamente mais eficientes e um bom gerenciamento de dados em nuvem, isso vai gerar tanto uma economia em energia, quanto na redução de lixo eletrônico. É o que pode ser chamado de ‘economia verde’”, exemplifica. 

Fabricantes têm papel decisivo 

Para o especialista, as indústrias especializadas no setor de telecomunicações também possuem um papel importante na redução do impacto ambiental. O executivo reforça que a busca pelo desenvolvimento de produtos de qualidade e mais duráveis e a melhora nos processos internos e externos que se relacionam com a sustentabilidade pode ser um fator crucial. 

“É fundamental que haja por parte das fabricantes uma conscientização para fazer o descarte correto de lixos eletrônicos, estabelecendo políticas cada vez mais completas de reciclagem e de reaproveitamento de materiais e insumos da produção desses equipamentos”, alerta. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em 2022 – apontou na época, que 82% dos executivos das principais empresas brasileiras consideram que investir em práticas ambientalmente sustentáveis traz benefícios econômicos de longo prazo. Para Rezende, o levantamento mostra que cada vez mais as empresas estão se preocupando com a adoção de práticas sustentáveis em suas operações. 

“Isso nos mostra que o uso consciente da tecnologia pode ser uma forte aliada para as empresas que buscam se inserir em pautas de governanças, como é o caso da sustentabilidade”, finaliza Sebastião Rezende.