Nokia lança drone para operação em ambiente industrial e no setor público

Redação – 19.05.2023 – Os drones podem ser conectados em redes 4G/LTE e 5G e inclui drones com câmera gimbal dual, estação de pouso e processamento em computação de borda 

A Nokia desenvolveu seu próprio drone para atender os mercados de agências de segurança pública, cidades inteligentes, construção civil, energia e defesa. A solução possui a certificação CE, que a habilita a atender os requisitos de segurança da União Europeia, e pode ser conectada em redes 4G/LTE e 5G públicas e privadas. 

A fabricante garante que o uso de tecnologias de conectividade de celular também oferece maior quantidade de dados transmitidos com menor latência em comparação à tecnologia Wi-Fi. Ainda sobre conectividade, a opção por modem dual permite que os drones se conectem simultaneamente a várias redes, cumprindo a redundância do sistema normalmente exigida pelos órgãos reguladores da aviação. 

A solução é produzida na Europa e inclui os drones, estação de pouso, câmera gimbal dual e processamento em computação de borda, por meio do Nokia MX Industrial Edge (MXIE).  

Quando usado em conjunto com a solução Nokia MXIE, os dados do drone podem ser coletados e processados em tempo real por computação de borda. A estrutura de API aberta permite que a integração de aplicativos e sistemas pré-integrados da Nokia e de terceiros, o que possibilita inúmeras aplicações em atividades que vão da segurança pública à Indústria 4.0, incluindo identificação de objetos, rastreamento e medições de rede. 

Casos de uso 

A solução Nokia Drone Networks pode ser operada remotamente para atividades de busca e salvamento e para avaliar danos em um ambiente perigoso. A Nokia e a New York Power Authority já usaram a solução Nokia Drone Networks, conectada em uma rede LTE privada, para fazer a inspeção de linhas de transmissão, por exemplo.  

Os drones da Nokia também podem ser programados para voos autônomos em aplicações como segurança adicional em grandes eventos ou no gerenciamento de inspeções remotas de equipamentos. A estação de pouso protege o drone e a carga útil, como os dispositivos de sensor e a câmera, de perigos externos e condições climáticas adversas, enquanto carrega remotamente o drone para o próximo voo. 

Dependendo da configuração, os drones da Nokia oferecem mais de 50 minutos de tempo de voo e cobrem distâncias de mais de 30 quilômetros devido à arquitetura de hardware exclusiva, inovações de software integradas e conectividade 4G/5G.