Abrint oferece serviço de mitigação de DDoS gratuito para associados

Redação – 29.05.2023 – Serviço é um benefício oferecido voltado a pequenos e médios provedores e prestado em parceria com a Huge Networks

Pequenos e médios provedores de Internet associados à Abrint podem se beneficiar do serviço de scrubbing oferecido gratuitamente pela entidade. Fornecido em parceria com a Huge Networks, o serviço é voltado para atender emergências e consegue filtrar o tráfego durante ataques de negação de serviço (DDoS) através da nuvem.

As condições para aderir ao benefício são ser associado e concordar com as questões contratuais. A volumetria de ataque suportada é de até 5 Gbps, por isso o benefício pode não ser interessante para provedores maiores. “Esse volume é equivalente a um tráfego de 4 a 5 mil assinantes”, destaca Anderson Bezerra, diretor técnico da AssTelecom e associado da Abrint.

O benefício também tem um limite de suporte para ataques DDoS de até 48 horas durante todo o mês. Segundo Bezerra, isso é um tempo considerável porque, quando um ataque começa a ser mitigado, a tendência do atacante é desistir, pois há um custo para o ataque também.

Para ataques maiores ou quando o provedor já extrapolou as 48 horas, a Huge Networks oferece condições especiais para um serviço melhor provisionado. Tanto para quem é beneficiário quanto para quem contratar um serviço com a Huge, o suporte da empresa é 24/7.

Ao aderir ao benefício, o provedor terá que escolher como prefere que o serviço seja entregue. O modo via rede física, o VLAN bilateral, é o mais resiliente, mas exige que o provedor tenha acesso a um dos POPs da Huge, que estão em Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (SP). Nessa opção, o provedor terá que arcar com o custo do PTT cobrado pelo IX.br.

A segunda opção é usar um túnel GRE, que é vritualizado. Essa é a única opção para quem não tem acesso a um dos POPs da Huge e apresenta como vantagem uma resposta mais rápida quando um ataque DDoS é iniciado.