BNDES financia projeto de aerogerador nacional da WEG

Redação – 31.05.2023 – Novo modelo da WEG permitirá economia nos investimentos totais em novos parques eólicos e reduzirá emissões de carbono 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 59 milhões para a WEG Equipamentos Elétricos S.A. Os recursos serão destinados ao desenvolvimento de um novo aerogerador para geração de energia eólica de forma mais eficiente on shore. 

Segundo o projeto da WEG, o equipamento de alta potência será o maior em operação no mercado brasileiro e possibilitará a redução dos investimentos totais para a instalação de novos parques e a emissão de carbono. A expectativa é de que comece a ser fabricado em série no final de 2024. 

O novo equipamento, com potência de 7 MW e diâmetro de rotor das pás de 172 metros, utilizará uma nova tecnologia que permite otimização no peso dos componentes, flexibilidade no seu transporte e instalação, bem como confiabilidade operacional. Por ser adaptável a diferentes redes de energia, ele também poderá ser exportado para diversos países. 

Devido ao ganho de eficiência em relação ao modelo atualmente produzido pela WEG de 4.2 MW (que tem 147 metros de rotor), este novo modelo permitirá um volume de carbono evitado adicional de 13.082,8 tCO2e durante sua vida útil, o que equivale ao plantio de cerca de 93 mil árvores.  

O financiamento do BNDES se dá por meio do Finem – Fundo Clima – Energia Renováveis e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento, fabricação, transporte, montagem e instalação do gerador. Parte dos recursos também será aplicada na aquisição de componentes necessários para a produção de um protótipo para testes de campo e certificação.