Corredor de GNV para caminhões ganha ponto de reabastecimento no Paraná

Redação – 16.06.2023 – Parada Vendrami, na BR-376, terá capacidade para abastecer caminhões com GNV e fornecer gás natural para outros postos e indústrias no interior do estado 
Projeto da Parada Vendrami, na BR-376, no Distrito Industrial de Ponta Grossa (imagem: divulgação).

O Corredor Azul, projeto que visa dotar o Paraná de rotas de abastecimento para caminhões movidos a gás natural veicular (GNV), vai contar com uma unidade em ponto estratégico para o transporte no estado. Trata-se do posto que está sendo construído na Parada Vendrami, na BR-376, no Distrito Industrial de Ponta Grossa. 

Além da localização, outra vantagem do posto é que ele terá infraestrutura para fornecer gás natural comprimido (GNC). Ou seja, além de abastecer caminhões, a unidade se tornará um ponto de distribuição do produto para outros postos de combustíveis e indústrias da região. As obras seguem o ritmo planejado e a expectativa é a de que o posto na Parada Vendrami inicie o atendimento no máximo até o último trimestre deste ano. 

Um dos sócios do Parada Vendrami, Vinicius Vendrami Malucelli, explica que postos assim não são facilmente encontrados. Por mais que seja possível achar pontos de reabastecimento de GNV para carros, os equipamentos para caminhões são diferentes. “É preciso que os equipamentos proporcionem uma pressão e uma vazão maiores. O compressor deve ser mais potente para agilizar o abastecimento. Nas rodovias ainda são poucos assim.” 

De acordo com ele, o novo posto terá capacidade para abastecer caminhões e carros simultaneamente em um tempo equivalente a um veículo movido a diesel. Além disto, em um mesmo local os clientes encontrarão todas as opções de abastecimento e uma infraestrutura ampla para sua alimentação e descanso. 

O que é o Corredor Azul 

O projeto Corredor Azul foi lançado em 2020 pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas), empresa de economia mista do estado do Paraná responsável pela distribuição de gás natural no território estadual. A intenção é aumentar a capilaridade da empresa ao mesmo tempo em que promove o uso do GNV em veículos pesados, contribuindo também para uma menor poluição do ar – estima-se gás natural reduza a emissão de gás carbônico em mais de 20%. 

O GNV é apontado como a alternativa mais imediata para a diminuição gradativa do uso do diesel como combustível para frotas. Em comparação com os veículos elétricos, tem maior potencial de expansão em curto prazo. 

O contrato da Compagas com a Parada Vendrami prevê o fornecimento mínimo de 60 mil metros cúbicos por mês de gás natural. A expectativa é que a demanda seja crescente, então o fornecimento pode crescer conforme a demanda. 

A Parada Vendrami está situada no Km 510+500m da BR-376, no sentido Curitiba-Ponta Grossa. Está a 95 quilômetros da capital e a 190 quilômetros do Porto de Paranaguá. A localização estratégica deve contribuir significativamente para o alcance do Corredor Azul, na avaliação da Compagas. 

Crescimento da frota de caminhões a GNV 

Entre os fabricantes, há uma aposta no aumento da demanda por caminhões movidos a GNV. Tanto que uma das montadoras no Brasil, a Scania, por meio de sua instituição de financiamento, o Scania Banco, lançou uma linha de crédito exclusiva para a aquisição de veículos sustentáveis, o programa CDC Verde, com taxa de juros de 0,99%. 

De acordo com o Scania Banco, o CDC Verde incentiva, com a taxa especial reduzida, a adoção de novas frotas que gerem menos emissões ao meio ambiente e diminuam o impacto no fluxo de caixa do cliente. 

Ainda segundo a Scania, vem aumentando cada vez mais o interesse de embarcadores e transportadores pela descarbonização do setor de transportes e logística. A linha a gás da marca é movida a gás natural veicular (GNV), biometano e/ou gás natural liquefeito (GNL). A Scania do Brasil é outra parceira da Compagas no Corredor Azul.