Mineradora e AWS abrem 100 mil bolsas para capacitação em nuvem

Redação – 16.06.2023 – Programa de capacitação busca reduzir déficit de potencial 530 mil especialistas em tecnologia no Brasil até 2025 

A Nexa, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, e a Amazon Web Services (AWS) lançam, em colaboração, o programa Talento na Nuvem, que irá capacitar 100 mil pessoas em fundamentos de computação em nuvem no Brasil e no Peru até 2025. O programa terá cursos oferecidos de forma gratuita e virtual, por meio de empresas parceiras especializadas em capacitação tecnológica, como a DIO e a Proz Educação, no Brasil, e a Ubits, no Peru. 

O Talento na Nuvem terá duas trilhas de aprendizagem: o Descubra a Nuvem AWS, fase de introdução aos fundamentos da nuvem, e o Talento Cloud Pro, curso que avança em outras habilidades, como a programação e habilidades socioemocionais. As inscrições para os dois cursos podem ser feitas neste link. 

O Descubra a Nuvem AWS é uma formação de cinco horas de duração sobre os conceitos básicos da computação em nuvem e sobre as soluções oferecidas pela AWS de forma simples, rápida e com certificado para quem concluir a trilha. O curso já está disponível na plataforma da DIO a partir de 14 de junho. 

Após o curso Descubra a Nuvem AWS, 3 mil pessoas serão selecionadas para o curso profissional Talento Cloud Pro, com conteúdo de introdução à programação, habilidades socioemocionais, além de conteúdo do curso AWS Cloud Practitioner, que apresenta os conceitos, serviços e terminologia da nuvem da AWS. Por fim, haverá capacitação no uso do Amazon CodeWhisperer, ferramenta de programação da AWS baseada em inteligência artifical que ajuda a melhorar a produtividade dos desenvolvedores. 

Com 300 horas de carga horária distribuídas em quatro meses, a capacitação terá início no dia 31 de julho, e será conduzida pela Proz Educação, no Brasil. Após formados, os estudantes receberão vouchers gratuitos para realizarem o exame de certificação AWS Cloud Practitioner, primeiro nível de certificação da AWS. 

Para participar da seleção para o Talento Cloud Pro, os estudantes devem ter concluído ou estarem cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, deverão fazer uma prova de lógica e enviar um vídeo de até cinco minutos apresentando-se e compartilhando suas motivações para fazer o curso.  

Terão prioridade na seleção candidatas mulheres, e pessoas das comunidades negra e LGBT+. Após a conclusão do curso profissional, os formandos serão conectados a empresas do ecossistema da Nexa e da AWS que tenham vagas abertas com esse perfil.