Conectividade é prioridade em novo estádio do Atlético-MG

Redação – 19.06.2023 – Nova casa do clube de futebol vai realizar testes com Wi-Fi 6E, utilizando as mesmas tecnologias usadas nos estádios mais modernos de futebol americano 

A Arena MRV, a nova casa do clube de futebol Atlético Mineiro, promete ter conexão Wi-Fi ultrarrápida para suportar até 46 mil pessoas conectadas simultaneamente. Desenvolvido e implementado pela Nexa Tecnologia, o projeto da rede sem fio vai ter capacidade para transmissão em alta velocidade de vídeos 4K, realidade aumentada e streaming. Quem estiver assistindo a um show poderá fazer um vídeo e transmitir ao vivo nas redes sociais, por exemplo. 

A rede da Arena MRV suportará os primeiros testes do WiFi 6E na faixa de 6 GHz destinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no maior experimento com o novo padrão de conexão sem fio da América Latina. O Wi-Fi 6E estende os recursos do Wi-Fi 6 para a banda de 6 GHz para oferecer mais capacidade, canais mais amplos e menos interferência, permitindo melhores velocidades e segurança.  

Segundo Luciano Barcellos, VP Global Sales da Nexa Tecnologia, foram adquiridas para a arena do Galo mais de 800 access points Cisco de alta densidade Wi-Fi, sendo 285 de um modelo específico desenvolvido para ambiente com alta concentração de pessoas, como a cobertura das arquibancadas e do gramado durante os shows. 

Este último número supera até a quantidade de antenas empregadas pelo estádio SoFi Stadium, em Los Angeles, considerada a arena esportiva mais cara do mundo, com um custo de US$ 5,5 bilhões, e com capacidade para 70 mil espectadores. O estádio de futebol americano foi fonte de inspiração para o projeto da Arena MRV. 

A infraestrutura também contempla as emissoras de rádios e TVs, que em alguns estádios utilizam um conceito mais tradicional por meio de cabo.  

Novas oportunidades de negócios 

Barcellos afirma que a demanda por infraestrutura de redes de alta velocidade vem crescendo no setor de esportes e entretenimento acompanhando a tendência de transformação de estádios em arenas multiuso. Segundo ele, a empresa participa de projetos em outras arenas no Brasil. 

“Os estádios estão elevando a lucratividade com investimentos em arenas multiuso. Aqui, o tíquete médio de um show é três, quatro vezes maior do que o do futebol. Além disso, a tecnologia está criando novas oportunidades de negócios, como campanhas de marketing no momento de um gol, por exemplo”, destaca. 

No caso da Arena MRV, foi desenvolvido um app que será usado desde a compra de ingressos até o consumo de alimentos e bebidas nos bares e lanchonetes, além da reserva de vagas se estacionamento.