Startup fecha parcerias com empresas da construção civil para oferecer capacitação online gratuita

Redação – 22.06.2023 – Em um ano, startup alcançou uma base de 150 mil assinantes, entregou mais de 30 mil certificados e já cobre cerca de 80% das categorias de produtos do mercado da construção civil 

O Parceiro da Construção (PDC), plataforma de cursos online para capacitação profissional na construção civil, anunciou novas parcerias com as empresas Deca, Portinari, Hydra, Ceusa, Durafloor, Cobrecom, Belenus e Ciemento Nacional. As marcas utilizarão o hub de conteúdo digital do setor para oferecer cursos gratuitos com certificação. 

A Deca, Duratex e a Portinari decidiram investir no PDC para promover capacitação técnica sobre seus produtos, a exemplo da instalação de louças sanitárias. A Belenus, uma das maiores fabricantes de fixadores e ferragens, busca difundir conhecimento técnico sobre sistemas de geração fotovoltaica. 

Já a Cobrecom, fabricante de fios e cabos elétricos, mira na capacitação no setor de energia, enquanto o foco dos cursos oferecidos pela Cimento Nacional será a aplicação adequada para cada linha de cimento. 

Entre os novos conteúdos, cursos sobre “sistemas de geração fotovoltaica” e “Condutores elétricos: o que preciso saber na hora de instalar”. Os cursos foram pensados para pedreiros, engenheiros, arquitetos, eletrotécnicos, eletricistas e decoradores que buscam desenvolvimento profissional. 

Qualificação de mão de obra e recolocação profissional 

Fundada em agosto de 2022, a empresa conta com mais de 150 mil assinantes, base com crescimento médio de 10% ao mês. São 150 cursos de capacitação para profissionais do setor da construção, sendo que aproximadamente 80% das categorias de produtos do setor da construção civil já estão contemplados na plataforma. Mais de 30 mil certificados, tudo de forma gratuita para o usuário final.  

O Parceiro da Construção nasceu a partir de uma necessidade do mercado, identificada em diversas pesquisas realizadas pela Saint-Gobain entre 2017 e 2018. Em 2019, foi lançado o MVP – Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável) para validar o modelo por meio de um aplicativo de perguntas e respostas. Após a validação do modelo, foi desenvolvida a plataforma de capacitação on-line. 

Desde o começo, o projeto foi entendido como uma startup interna da Saint-Gobain, com time dedicado, colocando o cliente no centro de todas as decisões e utilizando metodologias ágeis. Em 2022, a ArcelorMittal se tornou acionista igualitária do projeto, fazendo com que o Parceiro da Construção se tornasse uma empresa independente. 

Além dos três novos contratos, o Parceiro da Construção conta com mais de 10 empresas que participam do projeto. Em novembro, a startup também anunciou novas parcerias com Amanco e Pado.