Rede Wi-Fi 6E na Arena MRV alcança 1,4 Gbps em testes com a Anatel

Redação – 23.06.2023 – Rede desenvolvida pela Nexa Tecnologia na Arena MRV realizou os primeiros testes de Wi-Fi 6E na faixa de 6 GHz 

A Arena MRV foi palco na quarta-feira, dia 21, dos primeiros testes do WiFi 6E na nova faixa de 6 GHz destinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O piloto faz parte do projeto implementação da rede de Wi-Fi ultrarrápida da nova casa do Clube Atlético Mineiro que está sendo desenvolvida pela Nexa Tecnologia. 

Para os testes com o padrão Wi-Fi 6E, uma evolução do Wi-Fi 6, foram instalados pontos de acesso da série Cisco Catalyst 9166, equipamento recentemente homologado no Brasil pela Anatel. Pelos resultados obtidos pela ferramenta de monitoramento da Arena, a velocidade de download chegou a 1,4 Gbps (Gigabits por segundo). Já a velocidade de upload ficou em 1,2Gbps, com latência de 10ms (milissegundos). Na comparação, o 4G pode operar com velocidade em média de 100 Mbps. 

Segundo a Nexa, a Arena MRV adotou um equipamento Wi-Fi moderno e robusto desenhado para ambientes com alta concentração de pessoas como estádios e aeroportos, o que explica o desempenho da rede. Este foi o primeiro teste dessa tecnologia nos estádios na América Latina. 

Com essa qualidade de conexão, a integradora diz ser possível reduzir as interferências e aumentar a velocidade disponível para os usuários. Assim, seria possível o uso de realidade aumentada e vídeos em 8K diretamente do estádio. 

Participam do projeto as entidades de ISP: Abramulti, Apronet, RedeTeleSul, InternetSul, Apims e Abranet. O evento experimental contou as presenças do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, superintendente executivo da Anatel, Abraão Balbino. 

Rede inspirada no SoFi Stadium e Allegiant Stadium 

O projeto de rede Wi-Fi da Arena MRV se inspirou nas mesmas tecnologias adotadas nos estádios mais modernos da principal liga de futebol americano profissional dos Estados Unidos. A maior inspiração veio do SoFi Stadium, em Los Angeles, e do Allegiant Stadium, em Las Vegas. 

O projeto prevê 46 mil pessoas simultaneamente conectadas, com capacidade para transmissão em alta velocidade de vídeos 4K, realidade aumentada e streaming, incluindo ainda as emissoras de rádios e TVs, que em alguns estádios utilizam um conceito mais tradicional por meio de cabo. 

Foram adquiridas para a arena do Galo mais de 800 pontos de acessos de alta densidade Wi-Fi, sendo 285 de um modelo específico desenvolvido para ambiente com alta concentração de pessoas, como a cobertura das arquibancadas e do gramado durante os shows. Este último número supera até a quantidade de antenas empregadas pelo SoFi Stadium, em Los Angeles, considerada a arena esportiva mais cara do mundo, com um custo de US$ 5,5 bilhões, e com capacidade para 70 mil espectadores.