Porto Itapoá economiza R$ 2,3 milhões com projetos de inovação

Redação – 27.06.2023 – Terminal em Santa Catarina também tem feito investimentos em automação, como a aquisição de guindastes operados por controle remoto 

Ao longo de 2022, o Porto Itapoá, localizado no litoral norte de Santa Catarina, economizou R$ 2,3 milhões com projetos de inovação desenvolvidos internamente. Durante o ano, foram mais de 39 projetos de melhorias, que trouxeram ganhos em termos de controle, agilidade e segurança nos processos. Os projetos focaram em diversos âmbitos da operação, desde aquisição de novas tecnologias, até mudança de layout de operações e redução de entraves burocráticos. 

Um dos exemplos é a redução pela metade do óleo lubrificante usado nos motores diesel dos guindastes sobre pneus (RTGs – Rubber Tired Gantry Cranes). Com isso, o terminal deixou de usar cerca de 10 mil litros de óleo e mais 120 filtros por ano. 

O óleo desses equipamentos era usado em até 500 horas operacionais e, através de análises técnicas, indicou-se a possibilidade de aumentar esse tempo. Os resultados laboratoriais confirmaram a possibilidade de dobrar o tempo de uso, sem que o lubrificante perca suas características consideradas ideais. 

Investimento em tecnologia 

Além disso, o Porto Itapoá tem feito grandes investimentos em tecnologia. Será o primeiro terminal sul-americano a operar RTGs por controle remoto, sendo que os primeiros cinco chegaram em maio, diretamente da China, e mais dez chegarão em dezembro de 2023, um investimento de R$ 25 milhões. 

Os novos equipamentos são híbridos elétricos, consumindo três vezes menos combustível do que os guindastes convencionais, movidos a diesel. Eles também são equipados com um sistema de sensores que trazem maiores segurança para a operação. 

Em janeiro de 2023, o Porto Itapoá adquiriu um novo scanner para inspecionar os contêineres que entram em seu pátio. O equipamento modelo HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, é o primeiro em território brasileiro. O investimento de cerca de R$ 10 milhões vai trazer mais segurança e agilidade para inspeção de cargas dentro do terminal.  

Inovação no cerne do negócio

O Porto Itapoá foi o único porto a figurar no ranking de inovação da Revista Amanhã, realizado em parceria com os institutos IXL-Center/GIMI, de Cambridge, dos Estados Unidos. Além disso, o terminal figura entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil, segundo o ranking publicado em maio de 2022. 

O Porto Itapoá ainda faz parte de iniciativas para fomento de um ecossistema de inovação como o LinkLab da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que integra grandes empresas a startups de tecnologia para solução de desafios de forma colaborativa.  

Crescimento e expansão 

O Porto Itapoá movimentou mais de 880 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade de contêiner de 20 pés) no ano de 2022, representando um crescimento de 14,28% em relação ao que foi movimentado pelo terminal em 2021. Com isso, teve maior crescimento entre os cinco maiores terminais de contêineres do Brasil. 

O número de navios que passaram por Itapoá também cresceu: foram 555 navios em 2022, número 4,9% maior do que no ano anterior. As exportações pelo Terminal também cresceram cerca de 13,25% no último ano. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que não contabilizam contêineres vazios e transbordos. Com essas movimentações somadas aos dados da Antaq, o Porto Itapoá movimentou 950.512 mil TEUs em 2022. 

No fim do ano passado, a ampliação do pátio do Porto Itapoá foi licenciada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Receita Federal do Brasil e pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Trata-se de uma área de 50 mil metros quadrados que será adicionada ao pátio do Terminal, totalizando atuais 300 mil metros quadrados. 

A expansão do pátio ainda não terminou e as obras continuam em mais 150 mil metros quadrados de pátio. Ao final da reforma, serão 450 mil metros quadrados de área total, o que possibilitará operar com quase o dobro da movimentação de contêineres atual.