Base militar da Força Aérea implementa rede elétrica inteligente

Redação – 26.06.2023 – Centro de Lançamento de Alcântara conta com sistema tecnológico e estratégico que traz resiliência para os lançamentos de satélites e foguetes com uso de energia solar 
Rede elétrica inteligente conta com mais de 2,8 mil placas solares e dará mais autonomia às operações do CLA (Foto: divulgação).

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), principal base de lançamentos de satélites e foguetes do Estado brasileiro, adotou um sistema de rede elétrica inteligente a base de energia solar. Com mais de 2,8 mil placas solares, a usina dará mais autonomia às operações, proporcionará uma redução de até 40% no consumo de energia no local. 

O sistema também provê segurança e geração de energia limpa, além de diminuir o uso de geradores à diesel utilizados como backup durante os lançamentos do CLA, permitindo também a redução de emissões de CO2. 

Com o investimento de aproximadamente R$ 18 milhões, o projeto contempla um robusto sistema de armazenamento, que conta com baterias (bess) de tecnologia de íons-litío, que armazenam energia com o triplo de capacidade dos outros tipos de bateria. A construção da rede, entregue no dia 16 de junho, é resultado de um convênio entre o Grupo Equatorial Energia e o CLA, assinado em 2020. 

Projeto 

Todo o projeto foi desenvolvido por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo o Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como parceiro tecnológico de desenvolvimento, e contando com as parcerias da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB), além da Enova Energia, empresa do Grupo Equatorial. 

Características da rede 

A rede elétrica inteligente gera energia solar e conta com 2.832 painéis solares de 445 Wp (Watt-pico). A usina fotovoltaica, implantada pela Enova; possui 1,25 MWp (Megawatt-pico), capaz de gerar 1.823 MWh de energia por ano. 

O projeto contempla também um sistema de armazenamento de energia, que conta com um sistema de baterias (BESS) de tecnologia de íons-lítio, que armazenam o triplo de energia se comparada aos outros tipos de bateria, com potência instalada de 1 MW e 1 MWh de capacidade de armazenamento. Para efeitos de comparação, a quantidade de energia que essas baterias conseguem prover daria para ligar 1 mil fornos de microondas ao mesmo tempo durante uma hora. 

O grande diferencial em relação às microrredes elétricas fotovoltaicas comuns, é que o sistema proporciona um sistema de energia interligado de maneira automática entre quatro opções de fontes de energia. 

Segurança e resiliência 

Quando a base militar tinha apenas os geradores à diesel, eles sempre eram utilizados durante os lançamentos para trazer um suporte de segurança para a rede. Agora, com a rede inteligente, há uma alimentação via rede elétrica convencional somada à geração de energia solar, e ainda, a energia armazenada nas baterias. Além disso, caso necessário, os geradores a diesel são acionados automaticamente em última instância. 

Outro ponto é que, ao contrário das redes comuns, que perdem toda a energia quando a operação da distribuidora é interrompida por questão de segurança, a infraestrutura construída no CLA não sofre interrupções. Isso garante a resiliência da operação. 

Redução no consumo de energia do CLA 

Também está prevista a redução de 30 a 40% do consumo de energia mensal do CLA. Vale ressaltar que quando existem atividades de lançamento, há um aumento de 30% no consumo de energia elétrica, o equivale a cerca de 130.000 kWh de energia por mês. Ou seja, a economia é representativa.