Aeroporto de Guarulhos adota caminhão elétrico para abastecer aviões

Caminhão elétrico reabastecendo aeronave no Aeroporto de Guarulhos (foto: divulgação Raízen).
Redação – 28.06.2023 – Buscando potencializar a descarbonização do segmento de aviação, o caminhão é recarregado com energia renovável e não emitirá gases de efeito estufa na atmosfera 

O Aeroporto Internacional de São Paulo, GRU Airport, está usando um e-delivery, caminhão 100% elétrico, para abastecer as aeronaves. O veículo não emite gases de efeito estufa e vai economizar os custos anuais com abastecimento em até 50%, em comparação com o caminhão a combustão. Além disso, ele zera os custos com abastecimento de óleo diesel e consumo de Arla, bem como traz uma significativa redução nos preços com manutenção e poluição sonora. 

O e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil. Feito na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, localizada em Resende (RJ), foi adaptado pela área técnica da Raízen para executar a operação no aeroporto, com equipamentos montados pela Rucker. O caminhão será recarregado em uma estação de recarga rápida Shell Recharge, com potência de 60 kW, instalada dentro da área de operações do aeroporto, que permitirá uma recarga completa do veículo em cerca de uma hora. 

A Raízen, que presta o serviço de abastecimento de aeronaves no GRU Airport, vem trabalhando há cerca de seis meses na adequação do projeto. A iniciativa vai servir como um piloto para transição futura de parte da frota da companhia que presta serviço de abastecimento. 

O projeto está em linha com outras iniciativas sustentáveis da Raízen. Em julho de 2022, a Raízen firmou uma carta de intenções com a Embraer para estimular o desenvolvimento da cadeia de produção de combustível de aviação sustentável (SAF) a partir do etanol. 

Com uma média de movimentação de 3,1 milhões de passageiros por mês, o Aeroporto de Guarulhos também respondeu, em março deste ano, por mais de 50% de todas as exportações aéreas e 45% de todo volume de combustível de aeronaves do Brasil.