Três maiores utilities de SP discutem obras compartilhadas

Redação – 28.06.2023 – Comgás, Sabesp e Enel vão debater a infraestrutura da cidade de São Paulo 

A Comgás, a Sabesp e a Enel, promovem no dia 29 de junho a 3ª Conferência Anual do Núcleo Compartilhado de Obras (NCO). O evento discutirá a infraestrutura para as “cidades do amanhã” e promoverá debates entre as três principais utilities de São Paulo sobre as obras executadas na capital. 

Também participarão do evento corporações e entes do poder público, que vão debater junto com as três empresas a coordenação de atendimentos de emergência e gestão de obras, com foco em prevenção de danos, apresentando melhores práticas em gestão compartilhada, além de soluções e iniciativas do setor, em busca de mais segurança e eficiência nesse mercado. 

O evento terá um painel dos presidentes da Sabesp, Enel, Comgás, Sanasa e Cetesb e, palestras com Dennys Spencer – COO na Ambipar Response; Capitã Daniela Santos de Oliveira, do Corpo de Bombeiros; James Wingate, representante da 811 Northern Califórnia; Liliane Wietzerbin, da Gas Natural de France (GRDF). E também, mesa de debate entre utilities, corporações e poder público. 

A programação completa da conferência e a inscrição para acompanhar o evento online estão disponíveis no site do evento. 

Histórico 

Desde 2021, três das maiores utilities atuantes em São Paulo (Comgás, Sabesp e Enel) criaram o Núcleo Compartilhado de Obras (NCO), ambiente no qual informações sobre obras e boas práticas operacionais têm sido trocadas e acordadas. 

Alguns frutos já foram gerados dessa aproximação entre as três utilities, como o compartilhamento de informações de obras de expansão e manutenção de redes, que foram executadas, em caráter piloto, em três bairros de São Paulo (Jardins, Ipiranga e Itaquera). Dessas iniciativas, já resultaram diversos aprendizados operacionais, materializados num Manual de Boas Práticas e em instrumentos fundamentais como Matrizes de Risco de Obras, considerando aspectos técnicos e de mercado das obras de infraestrutura de Comgás, Sabesp e Enel.