Concessionária da Linha 6-Laranja retoma resgate arqueológico na Estação 14-Bis

Sítio arqueológico localizado onde vai ser construída a Estação 14 Bis (foto: divulgação Linha Uni).
Redação – 12.07.2023 – Iniciativa é um dos passos para que se possa construir a futura estação de metrô na cidade de São Paulo 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou, na última sexta-feira (7/7), a retomada do resgate arqueológico do sítio Saracura Vai-Vai localizado na futura Estação 14-Bis, na região do Bexiga. A partir dos próximos dias, a Linha Uni, concessionária responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô dará sequência ao cronograma de resgate arqueológico do sítio para executar as obras posteriormente. 

Em abril de 2022, foram achados vestígios de um sítio arqueológico a cerca de 3 metros de profundidade na futura Estação 14-Bis, o que levou à necessidade de elaboração de um projeto de resgate arqueológico que permitisse a investigação desses objetos. A empresa contratada pela Linha Uni para a recuperação de cada objeto arqueológico é A Lasca, especializada em serviços de arqueologia para licenciamento ambiental, cuja responsabilidade é acompanhar a movimentação de solo, averiguar o sedimento e as camadas de solo mais profundas na procura de vestígios arqueológicos. 

Até o momento, já foram resgatados e catalogados mais de 4 mil itens, entre louças, cerâmicas, metais e peças de vestuário, que ajudam a contar a história do antigo Quilombo Saracura, um dos maiores quilombos de São Paulo localizado no coração do Bexiga. 

Já foram realizadas mais de 10 vistorias por representantes do Iphan ao canteiro de obras da Estação 14 Bis e à área de escavação do sítio, e desenvolvidas pesquisas históricas sobre o contexto desta localidade. 

Trabalho arqueológico 

Segundo A Lasca, entre 2021 e 2023, ao todo, foram identificados nove sítios arqueológicos históricos, sendo sete já resgatados. Desde o início das obras, já são 11 cadastrados: Miguel Conejo (Estação Freguesia do Ó), Água Branca (Estação Água Branca), Santa Marina I (Estação Água Branca), Santa Marina II (Estação Santa Marina), Pompeia (Estação SESC-Pompeia), São Joaquim I (Estação São Joaquim), Falha Taxaquara (VSE Tietê), Sara de Souza (VSE Sara de Souza), Saracura Vai-Vai (Estação 14 Bis), Vila Cardoso (Estação Vila Cardoso) e Lavapés (VSE Felício dos Santos), este último no bairro da Liberdade. 

O Sítio Lavapés foi a descoberta mais recente da Linha Uni. Os pesquisadores concluíram que os materiais encontrados, como objetos em louça, frascos e garrafas de vidro, entre outros, podem ter sido produzidos entre o final do século XIX e início do XX. O sítio Lavapés está localizado na área do VSE Felício dos Santos, entre as ruas Tamandaré e Pires da Mota. 

As obras da Linha 6-Laranja são acompanhadas pelo Programa de Arqueologia Preventiva realizado pela A Lasca, que obedece às diretrizes legais relacionadas ao patrimônio arqueológico cultural brasileiro. Além disso, a concessionária desenvolve ações de Educação Patrimonial, por meio de parcerias com professores e alunos vinculados a unidades escolares relacionadas à Diretoria de Ensino Centro-Sul, Diretoria de Ensino Norte I e Diretoria Regional de Educação Freguesia-Brasilândia. 

O monitoramento arqueológico continua sendo executado em todas as unidades construtivas e turnos de atividades (manhã, tarde e noite) para garantir a proteção dos contextos arqueológicos identificados.