Ciberataque atrasa operações no maior porto do Japão

Redação – 12.07.2023 – O dwell time de contêineres de importação no Porto de Nagoya saltou de cinco dias para 30 dias 

O porto de Nagoya, o maior terminal marítimo do Japão, foi alvo de um ataque cibernético na quarta-feira passada (5/7). A ação dos hackers levou a autoridade portuária local a interromper todas as operações no porto, o que já está trazendo atrasos nas remessas e nos desembarques de cargas. 

De acordo com dados da project44, provedora de tecnologias de visibilidade para a cadeia de suprimentos, o tempo médio de permanência (dwell time) de contêineres de importação no Porto de Nagoya, que era de cinco dias em 3 de julho, saltou para 30,9 dias em 5 de julho, após o ciberataque. Isso representa uma queda de 98% no volume de importação do terminal japonês. 

A project44 explica que vários fatores podem ser responsáveis por esse atraso, como problemas com papelada, inspeções ou atrasos na entrega do cliente. A empresa destaca que, embora não seja incomum que os contêineres permaneçam nos portos por longos períodos, vale notar que, em circunstâncias normais, um volume maior de contêineres seria liberado. 

Nas exportações, contudo, o dwell time manteve-se relativamente estável, oscilando entre seis e sete dias no mesmo período. Uma possível explicação para isso é que os contêineres destinados a exportações já haviam sido carregados em navios antes do ataque digital, supõe a project44. 

Embora grandes exportadoras japonesas relataram não ter sofrido impactos na produção até agora, a suspensão das atividades inevitavelmente trará consequências para as operações. O problema de segurança já vem sendo sanado, conclui a empresa.