Sensor de movimento de encostas pode prevenir tragédias no próximo verão

Sensor de movimento de encostas desenvolvido pela iNeeds (foto: divulgação).
Redação – 24.07.2023 – Empresa desenvolveu aparelho IoT que pode detectar deslizamentos e acionar alertas automáticos para a Defesa Civil 

No Brasil, deslizamentos de terra ocorrem em todo o território nacional e são mais frequentes durante os meses de verão, quando ocorrem as chuvas mais fortes. Para prevenir desastres como esses, a iNeeds desenvolveu o Sensor de Movimento de Encostas, que monitora e prevê deslizamentos de encostas em áreas urbanas. 

Entre dezembro e fevereiro, as condições climáticas se tornam mais desafiadoras e podem levar a deslizamentos de encostas. Por isso, a empresa vem buscando parcerias com prefeituras para mapear, indicar e já fazer as instalações dos dispositivos.  

A Defesa Civil de Petrópolis já utilizou com sucesso esses dispositivos, em 2022, quando fatalmente no início do ano houve o maior deslizamento desde 1988, e desde então já conseguiu prevenir diversos deslizamentos de pedras nas encostas, onde uma tempestade atingiu o bairro 24 de Maio, na cidade. O dispositivo aciona um alarme diretamente para a Defesa Civil, que pode de maneira ágil, evacuar a área e tomar as medidas cabíveis para evitar incidentes.  

O Sensor de Movimento de Pedras e Encostas da iNeeds fornece alertas precoces de possíveis deslizamentos, com um emissor que detecta inclinações ou movimentos a partir de cinco graus nos eixos XYZ. Ele envia um sinal ao receptor na sala de monitoramento da Defesa Civil quando há movimentação. Alimentado por energia solar, a bateria é recarregada constantemente durante o dia. 

A empresa defende que, com o Sensor de Movimento de Encostas, as cidades podem obter os seguintes benefícios: 

Prevenção Eficiente: O dispositivo oferece monitoramento constante e preciso, permitindo que as autoridades ajam proativamente para evitar deslizamentos de pedras e encostas, e proteger a população. 

Alertas Precoces: O Sensor de Movimento de Encostas detecta sinais de instabilidade do solo antes que ocorra um deslizamento, fornecendo alertas em tempo real para que medidas preventivas sejam tomadas prontamente. 

Integração e Análise de Dados: O dispositivo é compatível com sistemas de gerenciamento de emergência, permitindo a integração perfeita com outras tecnologias e a análise abrangente de dados para uma melhor compreensão dos padrões e tendências.