John Deere deve expandir negócios da PLA com nova fábrica 4.0 em Canoas (RS)

Rodrigo Conceição – 27.07.2023 – Unidade prevista para entrar em operação em 2025 será dedicada à produção de pulverizadores da marca

A John Deere anunciou recentemente a construção de uma nova fábrica da PLA em Canoas (RS), com o objetivo de expandir a linha de pulverizadores PLA by John Deere nos mercados nacional e internacional. O investimento também deve contemplar o desenvolvimento de ferramentas inteligentes e processos relacionados à indústria 4.0.

A PLA foi adquirida pela John Deere em 2018, quando a empresa fechou um acordo para comprar a fabricante argentina de pulverizadores, semeadores e outros produtos para a agricultura. Os valores e termos do acordo não foram divulgados na época, mas a holding informou que a PLA também atua no setor de construção e possuia fábricas em Las Rosas, na Argentina, e em Canoas (RS), no Brasil, empregando cerca de 450 pessoas no total.

PLA by Jonh Deere busca ampliar mercados

O investimento na nova fábrica de Canoas visa ampliar a capacidade de produção e também a penetração de mercado da linha de pulverizadores PLA by John Deere. A nova instalação também rsrs prevista para incorporar melhorias no programa Smart Connected Factory, que é responsável por desenvolver ferramentas inteligentes e processos relacionados à indústria 4.0.

Esse programa, já adotado pela Deere em outras unidades de ricaços no mundo, engloba tecnologias de inteligência artificial, robótica e internet das coisas. “Com o novo site, mais moderno e amplo, esperamos aumentar a eficiência e a qualidade dos nossos processos, além de otimizar os custos de operação”, disse Sebastián Malamud, gerente geral da PLA para América do Sul.

Segundo a Jonh Deere, a implementação de tecnologias conectadas às etapas produtivas deve ampliar a qualidade dos produtos ao longo de todo o processo, reduzindo a necessidade de controles e inspeções adicionais ou retrabalhos.

A unidade terá uma área coberta de 12.000 m², em um terreno de 39.000 m², mantendo-se próxima da cadeia de fornecedores e dos profissionais altamente qualificados da região.