AGF lança compressor elétrico com 50% de eficiência energética

Hermes Pacheco, gerente de Novos Projetos da AGF.
Redação – 02.08.2023 – Com desenvolvimento local, empresa brasileira mostra perfil de infraestrutura sustentável

A agenda de sustentabilidade é atrativa, mas também precisa apresentar números que incentivem sua utilização. Esse é o caso do compressor elétrico que está sendo apresentado pela AGF na Brazil Equipo Show (BES 2023), feira de equipamentos em arena aberta que acontece até essa sexta-feira (4/8), em Jaguariúna (SP).

Lançado numa ação de pré-venda para um público da área de construção civil, o equipamento tem um motor com maior eficiência energética em relação a componentes convencionas de mesma pressão e vazão de trabalho, gerando 50% de economia.

A tecnologia também permite a redução de tamanho, segundo o engenheiro Hermes Pachedo, gerente de Novos Projetos da AGF. Na prática, é possível construir um motor de 100 HP com um terço do tamanho de um dispositivo convencional.

“O compressor elétrico usa um motor de imã permanente, que tem magnetos de terras raras, diferente do motor de indução, onde são instaladas bobinas de cobre para gerar um campo magnético em volta do rotor”, explica. “O resultado é um motor muito mais eficiente em termos energéticos e bem menor”, completa.

Outro diferencial é o uso de óleo lubrificante para fazer a refrigeração do motor, dispensando a necessidade de ventoinhas.

“A tecnologia de motores com imã permanente já existe e há fabricantes internacionais. Nós desenvolvemos o modelo no Brasil, com alguns componentes importados”, complementa Pacheco. “Como estamos entrando nesse mercado de compressores elétricos, resolvemos fazer isso com o lançamento de um equipamento inovador”, diz.
Com um portfólio direcionado para as áreas de construção e mineração, a AGF trouxe para a BES 2023 cerca de 100 produtos, incluindo de compressores portáveis, com rodas, para o setor de mineração, até uma linha de martelos hidráulicos usados em vários segmentos.

Um dado interessante da empresa é a especialização em alguns nichos, como a de rochas ornamentais, forte mercado do Espírito Santo.

“Queremos reforçar a presença nos nichos onde somos consolidados, incluindo melhorias de engenharia que facilitam, por exemplo, a troca de implementos em escavadeiras hidráulicas, e mesmo a oferta de martelos hidráulicos com maior eficiência energética”, finaliza Pacheco.