Brasil exporta primeiro “lítio verde” do mundo

Redação – 02.08.2023 – Produção foi feita pela Sigma Lithium, que realizou diversas ações para garantir a descarbonização no processo de fabricação 

Na última quinta-feira (27/7), o Brasil embarcou o primeiro lítio verde do mundo no Porto de Vitoria (ES), característica do produto que não produziu gás carbonico, rejeitos e químicos nocivos na fabricação de insumos para baterias de veículos elétricos. O Lítio Verde Triplo Zero, como é chamado, foi produzido no Vale do Jequitinhonha (MG) pela Sigma Lithium. 

A primeira remessa consiste em 15 mil toneladas de Lítio Verde Triplo Zero e 15 mil toneladas de subprodutos ultrafinos de alta pureza (“Subprodutos Verdes Triple Zero”), industrializado em sua planta de beneficiamento pré-químico de separação e purificação por tecnologia de meio denso (“Planta Industrial Verde”), construída a partir de um investimento de cerca R$ 3 bilhões. 

Para atingir o padrão Triplo Zero, a Sigma Lithium desenvolveu processos industriais por meio da utilização de tecnologias de última geração para a produção e beneficiamento do lítio, com processos benignos ao meio ambiente, como: 

  • a separação por meio denso, que dispensa o uso de químicos nocivos na industrialização do lítio; 
  • a utilização de água com qualidade de esgoto no processo industrial, e reaproveitamento integral desta água; 
  • compra de créditos de carbono originados na floresta amazônica; 
  • a inovação e desenvolvimento de tecnologia de secagem e empilhamento a seco de rejeitos; 
  • reciclagem integral dos rejeitos, com a venda do Subproduto Verde Triple Zero e a utilização do cascalho para a pavimentação das estradas rurais de terra das comunidades do Vale do Jequitinhonha; 
  • utilização de energia 100% renovável na operação industrial. 

Planta industrial “greentech” 

A fabricação do Lítio Verde Triplo Zero foi possível porque a Sigma Lithium criou uma planta de processamento greentech automatizada e digitalizada de última geração. A fábrica usa o módulo industrial de empilhamento a seco e visa apoiar o setor de veículos elétricos no processo de descarbonização do escopo 3, que são as emissões oriundas da cadeia de fornecimento. 

A fábrica recicla integralmente seus subprodutos, vendendo parte dos rejeitos e utilizando o restante para a pavimentação de estradas rurais. Essa remessa de Subproduto Verde Triplo Zero é reciclada em concentrado de lítio de grau bateria também para uso na produção de baterias de veículos elétricos. 

A comercialização dos rejeitos possibilita uma maior arrecadação de recursos de CEFEM / Royalties para os municípios de Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, onde a planta está localizada, para que possam investir em saúde, educação e saneamento, espalhando a prosperidade do lítio na forma de bem-estar social para toda a população.