hubIC quer colocar indústria cimenteira na vanguarda da inovação

Redação – 23.08.2023 – Centro de inovação foi fundado em 2020 por entidades do setor que querem transformar a cadeia do cimento e, consequentemente, a construção civil 

O hubIC, iniciativa de inovação da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) junto com a Universidade de São Paulo (USP), quer colocar o setor cimenteiro na liderança da transformação da construção civil. O hub reúne 31 players relevantes que têm trabalhado em soluções inovadoras e aplicáveis, que auxiliem na transição do setor e da sociedade para uma economia digital e circular. 

Ao promoverem soluções tecnológicas, os projetos têm como premissas básicas o desenvolvimento de inovações que tragam mais produtividade, qualidade e desempenho, baixa pegada ambiental e competitividade (considerando países em desenvolvimento). Até 2022, foram promovidos 12 eventos e três cursos com foco em manufatura avançada e aditiva, que já reuniram cerca de 1 mil profissionais. 

O hubIC tem intensificado suas atividades com novas frentes de trabalho que envolveram, a partir de 2023, o desenvolvimento de alternativas para vias de baixo tráfego com baixo custo e impacto ambiental, argamassas estabilizadas, descarbonização na autoconstrução e captura de carbono.  

Como os idealizadores, ABCP, SNIC e USP, possuem extensa experiência em projetos de capacitação e educação contínua e no emprego de plataformas digitais (que alavancam as mídias sociais). O centro tem realizado webinares que posteriormente integram o canal YouTube do hubIC.