Vodafone adota software da Nokia para monetização de redes 5G

Redação – 23.08.2023 – Implementada em países europeus, a solução permite explorar novas fontes de receita de serviços 5G com o fatiamento de redes, por exemplo 

A Vodafone adotou o software Nokia Converged Charging (NCC) em suas operações na Europa para monetizar o 5G de forma mais fácil. A solução utiliza um modelo de entrega ágil baseado em nuvem que permite classificação e cobrança para serviços 5G, além de aprimorar a entrega de produtos e serviços aos clientes. 

O NCC opera como uma função de rede conteinerizada em um ambiente 5G autônomo e permite que a Vodafone explore novas fontes de receita a partir de serviços 5G, incluindo fatiamento de rede e ofertas flexíveis de produtos. 

A implantação abrange vários mercados da Vodafone na Europa, incluindo o Reino Unido e a Itália. Agora, a operadora pode começar a classificar as conexões e fazer cobranças em tempo real a partir de seus modelos de oferta. 

A Nokia diz que o NCC permite que operadoras criem e lancem rapidamente novos serviços no mercado com funcionalidade intuitiva de arrastar e soltar. Também é altamente configurável e proporciona à Vodafone a capacidade de utilizar a solução de acordo com modelos de negócios de consumidores, empresas e novos negócios.