Vendas de veículos elétricos têm melhor semestre da história

Redação – 23.08.2023 – Primeiro semestre de 2023 registrou mais de 32 mil emplacamentos e associação acredita que vendas do ano podem ultrapassar expectativas 

O primeiro semestre de 2023 foi o melhor da série histórica de vendas de carros elétricos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Foram 32.239 emplacamentos de janeiro a junho de 2023, um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427), e se encontra muito próximo das vendas de todo o ano de 2021, quando foram vendidos quase 35 mil carros. 

Só em junho foram 6.225 emplacamentos – 53% acima de junho de 2022 (4.073). Foi o melhor mês de junho e o terceiro melhor mês de toda a série histórica, só superado por maio de 2023 (6.435) e setembro de 2022 (6.391). 

Os números indicam que o mercado tem boa possibilidade de superar a previsão da ABVE de 70 mil emplacamentos até o final do ano. A frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades, de janeiro de 2012 a junho de 2023. 

Mercado passa por transformações 

O mundo automobilístico está passando por grandes mudanças, na visão de Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para eletromobilidade. Com o avanço da tecnologia, inovações chegam ao mercado e contribuem para a ampliação do setor de automóveis elétricos, algo que terá impacto positivo principalmente na sustentabilidade. 

“Estamos vendo um crescimento cada vez maior do segmento no Brasil e um dos pontos primordiais para esse significativo aumento está atrelado a novos investimentos. Além disso, a chegada de mais concorrentes no mercado nacional, como a BYD (que abriu fábrica na Bahia), tem gerado um efeito dominó nos preços, que ficam mais acessíveis aos consumidores”. 

O Brasil possui uma instalação de aproximadamente 3 mil eletropostos públicos ou semipúblicos, e especialistas apontam que, com o aumento de veículos deste tipo no País, o número de postos de recargas também irá aumentar. 

“Com uma demanda maior de proprietários de carros elétricos, temos alguns paradigmas que precisam ser enfrentados, como é o caso da necessidade de ampliação dos eletropostos públicos e semipúblicos e a facilitação para consumidores encontrarem pontos de recarga”, defende David. 

Até o ano de 2030, a estimativa é que o Brasil tenha mais de 80 mil eletropostos instalados, com uma variedade estimada em mil empresas diversas. “A variedade de empresas permite ao consumidor escolher o melhor custo-benefício, além das diversas opções de marcas”, defende o executivo da Elev.