Índice de diversidade da B3 reúne empresas do setor de infra e energia

Redação – 25.08.2023 – MRV e Equatorial Energia compõe nova carteira de investimento focada em empresas que prezam pela diversidade em contratações 

A B3 criou um Índice de Diversidade, o IDIVERSA, e já está compondo a carteira de investimento. A iniciativa tem como objetivo fortalecer empresas que cumprem critérios de gênero e raça na composição de seus quadros de trabalho. Entre as empresas que estão participando dessa nova carteira estão a MRV&CO e Equatorial Energia. 

A MRV estabeleceu a meta de alcançar um percentual de 45% de mulheres em cargos de liderança e aumentar para 30% o percentual de mulheres na companhia até 2030. Já a Equatorial Energia conta com 61% da sua força de trabalho – entre lideranças e não lideranças – com pessoas pretas, pardas e indígenas, segundo dados levantados até dezembro de 2022. 

O IDIVERSA B3 pretende estimular as empresas a progredirem em termos de representatividade, assim como estimular a entrada de mais mulheres, negros e indígenas nas companhias. A metodologia usada para chegar ao resultado foi baseada em dados públicos coletados no Formulário de Referência das empresas. Foram avaliados 79 ativos de 75 empresas com, no mínimo, uma mulher ou uma pessoa negra ou indígena no Conselho Administrativo e na Diretoria Estatutária. 

O Grupo Equatorial Energia diz que um ambiente mais diverso favorece as discussões no dia a dia de trabalho ao contemplar visões de mundo diferentes. Nos últimos dois anos, a empresa vem trabalhando com metas de diversidade em programas de porta de entrada, como programas de estágios e trainees, com contratações focadas em mulheres, negros, PCDs e outros grupos minoritários.