São Gonçalo conta com ajuda da ONU-Habitat para melhorar gestão

Ações da parceria, que incluem observatório de políticas públicas e diagnóstico de segurança urbana, visam fornecer dados para embasar políticas urbanas sustentáveis e integradas em São Gonçalo (RJ) (foto: Henrique Maciel).
Redação – 28.08.2023 – Com duração de 20 meses, a parceria tem o objetivo de fortalecer a gestão urbana de São Gonçalo (RJ) através da geração e análise de dados e da capacitação de gestores 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) vai criar um Observatório de Políticas Públicas em São Gonçalo, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo da iniciativa é fortalecer a estrutura de gestão urbana da cidade para planejar e implementar políticas públicas que acelerem a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Além do observatório, também estão previstos a instalação do Laboratório Urbano de São Gonçalo, iniciativa que busca soluções para promover uma urbanização sem riscos ambientais; um diagnóstico de segurança urbana; a realização de oficinas participativas de desenho de espaços públicos e a capacitação de gestores para resolver temas urbanos através do uso de dados, orientando a tomada de decisões municipais com base em evidências. 

A iniciativa, que vai durar 20 meses, vai fortalecer o planejamento e a gestão do município através de ações que promovam a participação ativa da população na construção de uma cidade mais inclusiva. Para o analista de programas Fábio Tardim, que será o ponto focal do ONU-Habitat para a parceria, o conjunto de soluções vai permitir que a cidade esteja mais capacitada para lidar com os desafios urbanos existentes e futuros. 

Ele explica que o projeto tem como objetivo ajudar São Gonçalo a reduzir as desigualdades em seu território a partir da Agenda 2030. “Essa iniciativa vai gerar os insumos necessários para que a cidade crie uma estrutura de dados para apoiar a construção de políticas urbanas baseadas em evidências. As metodologias que serão aplicadas vão priorizar as necessidades da população – especialmente das mais vulneráveis – para que o planejamento urbano de São Gonçalo seja realmente inclusivo.”