Especialista da Celeti aponta tendências no mercado de ISPs

Redação – 04.09.2023 – A concorrência tem impulsionado os provedores de internet regionais a inovar, com serviços de rede e conteúdos cada vez mais eficientes 

O setor de provedores de Internet (ISPs) passa por um momento de maturação de mercado. Embora ainda existam áreas com pouco ou nenhum acesso à Internet, a maior parte das médias e pequenas cidades já estão conectadas, o que diminui o espaço para crescimento orgânico. Agora, o desafio é lidar com a concorrência nos postes e, para o especialista de mercado Rafael Rodrigues, a resposta está em seguir as tendências de mercado. 

Ele é Managing Director da Celeti HUB, comunidade de provedores independentes, com foco na prestação de serviços de tecnologia e distribuição de streaming, e explica que as demandas dos consumidores evoluíram. Hoje não é mais questão de ter velocidade de conexão, mas também boa experiência de usuário, segurança cibernética e acesso a serviços de vanguarda, como streaming de alta qualidade, tecnologia em nuvem e Internet das Coisas (IoT). 

“Nesse contexto, os provedores que optam por abraçar a inovação estão posicionados de maneira mais vantajosa para atender às crescentes expectativas do público e enfrentar as mudanças tecnológicas com agilidade”, diz ele. “A capacidade de adotar novas tecnologias não apenas melhora a qualidade dos serviços oferecidos, mas também pode representar um salto tecnológico para viabilizar melhorias em todos os aspectos do negócio.” 

Por isso, ele defende que é importante que os gestores de ISPs estejam atentos às tendências que estão transformando a dinâmica desse mercado. Rodrigues destaca três delas: 

Soluções de qualidade em segurança de rede 

Na esfera dos provedores de internet, a importância da inovação estende-se particularmente à área de segurança cibernética, onde a detecção e o monitoramento de ameaças, como os ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), desempenham um papel crítico na preservação da integridade e confiabilidade das redes. Rodrigues lembra que os ataques DDoS podem paralisar operações, causar indisponibilidade de serviços e prejudicar a reputação dos ISPs. 

A inovação na área de segurança cibernética também engloba a colaboração entre provedores para compartilhar informações sobre ameaças e padrões de ataque, a fim de criar uma rede de defesa mais robusta. “Em um cenário digital em que as ameaças cibernéticas evoluem constantemente, a capacidade de inovar na detecção e monitoramento de ataques DDoS é um pilar fundamental para garantir a resiliência das operações dos ISPs e manter a confiança dos clientes”, destaca. 

Migração de processos e soluções para a nuvem  

O especialista da Celeti também é a favor do uso da nuvem por provedores. Segundo ele, a migração de processos e serviços para ambientes baseados na nuvem tem reformulado a maneira como os ISPs oferecem seus serviços, trazendo mais agilidade para alocação de recursos. “Essa mudança não apenas otimiza a eficiência operacional e reduz custos de infraestrutura, mas também desbloqueia novas oportunidades de inovação e diversificação de serviços, impulsionando a expansão das ofertas para além do simples acesso à internet”, explica. 

O streaming incorporado às ofertas de conteúdo  

Rodrigues aponta o streaming como forma de se diferenciar competitivamente. “À medida que a demanda por conteúdo digital sobe vertiginosamente, os provedores têm a oportunidade de diversificar suas ofertas, não apenas para fornecer acesso à internet, mas também para se tornarem provedores de conteúdo.” 

Ele diz que integrar serviços de streaming em suas soluções agrega mais valor aos clientes, o que pode abrir novas fontes de receita ao passo em que os consumidores buscam conveniência e variedade em uma única plataforma. “Capitalizando o fascínio pelo streaming, os ISPs podem consolidar sua posição no mercado, atender às crescentes expectativas dos usuários e promover um impulso significativo em suas receitas.”