Governo federal pede apoio à CBIC para retomar estratégia BIM

Redação – 04.09.2023 – Entidade deve enviar sugestões para reformular o decreto que definiu a estratégia BIM-BR e espera que a metodologia seja usada em projetos do PAC 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) se reuniram, com a presença de representantes de toda a cadeia do setor da construção, para debater a retomada da disseminação da estratégia BIM-BR, sigla em inglês que se refere à Modelagem da Informação da Construção. 

A estratégia BIM-BR é definida pelo Decreto Nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, como um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, em busca do uso de tecnologia integrada para a redução dos custos, o tempo de conclusão de obras e a contribuição com a descarbonização do setor. 

A entidade recebeu de forma positiva a retomada do programa e se comprometeu em contribuir com a pauta. A CBIC deve enviar sugestões para a reformulação do Decreto Nº 9.983. A expectativa é de que possa haver parcerias que viabilizem o BIM em concorrências públicas e em projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). 

De acordo com o Ministério, as contribuições para a nova versão do programa devem ser encaminhadas pelas entidades até a próxima sexta-feira, 1º de setembro. O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).