Pedágio da BA-099 passa a aceitar pagamentos por cartão e aproximação

Redação – 08.09.2023 – Intenção é trazer mais comodidade para o usuário do serviço

O pedágio da BA-099 passa a aceitar pagamento da tarifa nas cabines manuais, nas modalidades Débito, Crédito ou Pix, por aproximação de dispositivos NFC, cartões com chip ou leitura de QR Code. Com isso, os motoristas que trafegam na Estrada do Coco e na Linha Verde tem mais comodidade para realizar pagamentos não só com cartões, mas também por dispositivos com tecnologia NFC. Até o momento, serão aceitos pagamentos nas bandeiras Mastercard, Visa, Elo e Hipercard.

Para viabilizar a implantação dos equipamentos e sistemas que atendam os requisitos da nova funcionalidade, a Concessionária Litoral Norte (CLN), empresa do grupo Invepar, realizou um estudo que permitiu a inclusão das três novas modalidades alternativas. Com isso, a empresa se tornou a primeira Concessionária de Rodovias do Nordeste a adotar a tecnologia em 100% das cabines manuais, com equipamento especial totalmente incorporado às cabines, o que permite o uso da tecnologia por aproximação minimizando a necessidade de contato com dinheiro.

A novidade adotada pela CLN contou com a parceria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), que acompanhou ativamente a construção do processo de implantação dos novos meios de pagamento.

O processo funciona de forma simples: o cliente informa na cabine a modalidade de pagamento (dinheiro, débito, crédito ou pix), paga com dinheiro ou aproxima o dispositivo ou cartão no leitor e a transação é confirmada pelo atendente. A categoria do veículo (que determina o valor a ser cobrado) é inserida pelo operador, e o procedimento é validado por sensores instalados na pista junto às cabines de pedágio.

Os motoristas também poderão continuar pagando a tarifa com dinheiro em espécie ou utilizando as pistas automáticas, que são exclusivas para veículos com TAG (Etiqueta Eletrônica) ativa.

Para habilitar o sistema NFC no cartão, o cliente deve entrar em contato com seu banco ou instituição financeira. O pagamento por aproximação também pode ser realizado por meio das carteiras digitais, a exemplo da Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. A utilização do serviço não terá custo adicional ao valor da tarifa de pedágio, e a segurança do sistema se dá pela criptografia dos dados do cartão do usuário.