Mackenzie inaugura laboratório de energia solar em busca de aumentar segurança de instalações residenciais

Usina terá capacidade de gerar até 20 kilowatt-hora. (foto: Dago Nogueira/Mackenzie).
Redação – 22.09.2023 – Investimento faz parte do projeto Inova Solar, uma parceria entre a instituição de ensino e a Huawei 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie inaugurou o “Laboratório de Geração Fotovoltaica – Usina Solar” no campus Higienópolis em São Paulo (SP). O laboratório será utilizado por alunos da disciplina de Geração de Energia e será complementado por outro laboratório na Escola de Engenharia Mackenzie, que irá testar os equipamentos utilizados nas instalações residenciais e comerciais, com relação aos dispositivos de segurança oferecidos. 

O projeto é parte de uma parceria com a Huawei Digital Power, o “Inova Solar Huawei – Mackenzie”, que trata da geração de energia solar fotovoltaica no meio urbano – incentivada pelo Programa de Geração Distribuída (ProGD). Com o novo laboratório, os alunos poderão estudar o comportamento do sistema em tempo real. A usina em si terá capacidade de gerar até 20 kilowatt-hora e, por ano, 20 megawatts.

Nesse sistema, foram inseridos equipamentos que apresentam dispositivos de segurança que não são exigidos por lei nos equipamentos comercializados no Brasil. Isso é importante porque, com o crescimento do número de instalações de geração fotovoltaica, aumentou também o número de relatos e ocorrências de acidentes envolvendo a incidência de arcos voltaicos. 

As instalações de geração fotovoltaica de pequeno porte, muitas vezes, não apresentam bons padrões de equipamentos, boas práticas de instalação, atendimento a normas e acompanhamento de mão-de-obra especializada. Esses fatores contribuem para maior incidência de arcos. 

De acordo com o professor da Escola de Engenharia (EE) da UPM e pesquisador integrante do projeto, Bruno Luis Soares de Lima, a maior parte das proteções existentes, embarcadas nos inversores comerciais e referenciadas nas normas nacionais, não apresentam a segurança requerida em normas internacionais em caso de arcos voltaicos. Há riscos até de incêndios. 

Capacitação de bombeiros 

No projeto do Mackenzie com a Huawei, houve a elaboração de um treinamento voltado para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo referente às questões de segurança nessas instalações, que aborda combate a incêndio e salvamento, e será ministrado para toda a corporação, com a finalidade de capacitar bombeiros no Brasil inteiro. 

Estes profissionais desconheciam os riscos inerentes ao manuseio dos sistemas solares fotovoltaicos em caso de incêndio em uma residência, visto que não há como desligar uma “chave geral” e interromper o fornecimento de energia natural, pois a energia vem do sol. O treinamento aborda desde a formação do arco elétrico, passando pelos riscos de manipulação dos equipamentos (conteúdo que será ministrado pelos professores do Mackenzie), até a extinção do fogo (conteúdo que será ministrado pelos bombeiros). 

Os bombeiros envolvidos no projeto participam da Comissão de Estudos Especiais 253 (CEE-253), grupo de trabalho que está elaborando a norma brasileira para os sistemas solares fotovoltaicos, na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).