Prefeitura de São Sebastião explica como geointeligência ajudou no resgate de cidadãos

Redação – 22.09.2023 – Tecnologia serviu de referência para resgatar sobreviventes e evitar maior número de fatalidades após desastre ambiental 

Visando a melhora do planejamento estratégico da gestão municipal, a prefeitura de São Sebastião realizou, na quarta-feira (20/09), uma apresentação para cerca de 100 servidores de diversas secretarias sobre o uso da ferramenta de geointeligência Geocidades, no serviço público. A tecnologia apoiou no resgate às vítimas da catástrofe ocorrida na cidade em fevereiro deste ano, quando 64 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos de terra provocados por um temporal. 

De acordo com o prefeito Felipe Augusto, a ferramenta da Geocidades vem sendo utilizada pelo município desde janeiro de 2022 pelas secretarias de Habitação e Urbanismo foi de grande valia no resgate das vítimas das chuvas do início do ano. Ela reúne dados geográficos e cartográficos, imagens, fotografias de campo, dados tabulares, plantas e documentos em um único banco de dados de forma segura. 

“O comandante do Corpo de Bombeiros do estado nos trouxe uma foto de satélite tirada na tarde da tragédia e perguntou se conseguiríamos identificar onde estavam as casas para que as equipes pudessem se orientar para realizar o resgate. Em cerca de 15 minutos, aplicando os dados que já havíamos cadastrado no nosso sistema de geointeligência, conseguimos apontar, além das residências, também o número estimado de moradores, com dados atualizados apenas 15 dias antes”, contou. 

Segundo o secretário de Urbanismo, Leandro Fernandes da Silva, com as imagens de satélite e o cadastro técnico realizado desde que a prefeitura começou a utilizar o sistema de geointeligência Geocidades, a cidade já conseguiu mapear mais de 610 quilômetros de vias, mais de 40 mil fachadas de imóveis e anexar mais de 28 mil fichas imobiliárias garantindo assim o histórico imobiliário da cidade. 

Mais casos de uso 

O secretário ainda explica que a solução pode ser usada para o compliance dos imóveis. “Graças a estes dados, já pudemos identificar 6.300 imóveis com aumento de área construída de mais de 15% que tinham defasagem no IPTU”, explica, o que permite cobrar irregularidades nas obrigações tributárias. 

“Além disso, hoje já podemos identificar melhor a localização e a divisa dos imóveis com uma precisão que varia de seis a dez centímetros. E, em breve, os munícipes poderão emitir certidão de confrontantes dentro do sistema de forma on line, junto com o alvará de construção, o que facilitará o acesso a diversos serviços”, disse. 

Nos próximos meses, o acesso à plataforma Geocidades que hoje é feito apenas pela secretaria de Obras e Regularização Fundiária e Urbanismo será expandida para as demais secretarias que poderão inserir informações no sistema e também utilizá-lo para consultas de dados necessários para a gestão dos serviços ofertados para a população.