Digitalização de projetos otimiza operação da construtora Tenda em 20%

Redação – 27.09.2023 – Com a implementação da plataforma MTWO, empresa vislumbra otimizar o tempo de revisão, orçamentos e mudanças em escopo de projetos 

Garantir maior agilidade nas tomadas de decisões, análises, automatização de processos e diminuir custos de seus projetos de construção. Com esses objetivos alinhados à sua procura constante pela evolução, a Construtora Tenda, construtora e incorporadora com foco em habitação popular, investiu na implementação de uma plataforma corporativa de gestão da construção, que permitiu integrar todas as fases do ciclo de vida de seus projetos. 

De acordo com o diretor técnico da Construtora Tenda, Alexandre Regis, nos últimos anos, foi possível observar uma maior complexidade com relação à gestão dos custos, diante das variações do mercado de construção civil. Este cenário trouxe à tona a necessidade de investir em um sistema que pudesse integrar todos os dados e que contasse com itens como integrações com BIM (Modelagem de Informação da Construção), integração com ERP, além das exigências de TI, como autenticação SSO – Single Sign-On. 

Os esforços realizados contemplaram a implantação da solução MTWO Complete Construction Cloud, da SoftwareOne. “Criamos uma squad para que nossos técnicos pudessem estudar as plataformas disponíveis e a MTWO se mostrou a mais promissora”, afirma Regis, que relembra que o time é composto por profissionais de TI, usuários, e parte da equipe de desenvolvimento do BIM, a fim de assegurar conexões necessárias entre as áreas e a estruturação do processo, evitando impactos na rotina de orçamentação. 

Neste momento, a plataforma MTWO segue em processo de implementação na Tenda e segundo Regis, já se observa uma evolução quanto a rastreabilidade das informações. “No passado, fizemos testes de integração e nenhuma tecnologia adequava-se ao que realmente precisávamos. Agora, de maneira estruturada, temos alcançado sucesso e compreendemos que é possível integrar os projetos e orçamentos em uma única plataforma, garantindo assertividade de custos e a rastreabilidade das informações”, destaca. 

Expectativas 

A curto prazo, a construtora espera ganhar velocidade em análises dos diversos cenários, pela comparação de custos e projetos. “A médio prazo, projetamos uma consistência dos processos de revisão dentro da plataforma, garantindo a entrega de documentos de forma ágil, assertiva e mitigando erros humanos”, avalia. 

Além disso, Regis afirma que com o uso da plataforma, foi possível otimizar em até 20% o tempo de revisão de projetos, orçamentos e mudanças em escopo, mesmo quando há particularidades em cada terreno e demandas de levantamentos específicos no que diz respeito à infraestrutura.  

A SoftwareOne diz que o MTWO Construction Cloud é uma plataforma em nuvem corporativa BIM 5D integrada para construtoras, empreiteiras, incorporadoras ou gerenciadoras para acelerar sua jornada de transformação digital. O primeiro benefício da plataforma é a conexão entre os participantes do projeto, mitigando problemas de comunicação e incidência de erros humanos, seguido da conexão de dados, conectados à estratégia de gestão de construção da empresa. 

Como próximos passos, a construtora pretende criar um banco de dados e estabelecer um histórico dentro da plataforma, para que, posteriormente, seja possível realizar análises preditivas, além de apoiar os profissionais responsáveis pela gestão nas obras a compararem cenários, a fim de obter um controle mensal dos custos ainda mais preciso.