Sonda vai apresentar projeto de infovia em congresso no MS

Redação – 29.09.2023 – Empresa de serviços de TI vai defender benefícios da digitalização para o setor público, como o projeto de backbone óptico que está montando no estado 

A Sonda vai defender a digitalização do setor público durante o 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, a ser realizado nos dias 3 e 4 de outubro. No Estado, a empresa está à frente do projeto Infovia Digital, um backbone com 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica que vai interligar 79 municípios. 

Com previsão para entrega até dezembro de 2024, a infraestrutura vai conectar 1,6 mil unidades públicas, fornecer internet gratuita em 129 praças públicas e beneficiar 2,7 milhões de habitantes. 

A Sonda diz que a Infovia Digital promoverá a inclusão digital por meio de projetos ligados à educação, à saúde e à segurança, além de abrir portas para políticas públicas mais eficientes. Ainda há a expectativa de crescimento para o Estado, tanto na melhoria da condição social da população quanto na atração de investimentos de empresas de iniciativa privada. 

Ainda durante o evento, a empresa abordará a jornada digital que deve ser mantida nas organizações públicas para operar com mais eficiência, sobretudo na corrida para atender às necessidades dos cidadãos. 

Na saúde, a telemedicina, por exemplo, disponibiliza serviços com mais agilidade porque acelera a chegada dos atendimentos em locais que demandariam altos investimentos em infraestrutura. O modelo promove redução de custo e leva mão de obra especializada a diferentes localidades. 

No quesito educação, a digitalização das escolas impactará positivamente na formação dos jovens, aculturando este modelo desde cedo e fornecendo métodos de aprendizado muito mais atualizados do que os tradicionais. 

Passando para o agronegócio, que é a base econômica do Mato Grosso do Sul, uma das medidas para elevar a sua competitividade nos âmbitos nacional e internacional é a adoção de novas tecnologias no campo. A Sonda abordará no evento o uso de sistemas de IoT, Machine Learning e IA, que poderão ter o uso intensificado a partir da rede digital implementada pelo governo, levando para o setor mais efetividade e produtividade e, consequentemente, corroborando com a agenda da segurança alimentar.