Cidade de SP começa a receber 50 ônibus elétricos

Redação – 02.10.2023 – Renovação da frota com ônibus será parte de um investimento de R$ 160 milhões do Grupo Enel 

A Enel X, linha de negócios do Grupo Enel dedicada à transição energética, e as empresas de ônibus Ambiental, Transpass, do consórcio Transvida, e Transwolff assinaram um acordo para entregar à população da cidade de São Paulo cerca de 50 novos ônibus elétricos, que começarão a rodar, gradualmente, a partir do mês de setembro 

O investimento da Enel X nesta primeira etapa do projeto é de cerca de 30 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 160 milhões. O acordo prevê, inicialmente, 50 ônibus produzidos pela Caio/Eletra. Além destas primeiras unidades, as negociações entre a Enel X e outros parceiros, como operadores e demais montadoras homologadas pela SPTrans, envolvem a possibilidade de aumentar a frota elétrica do município até o fim de 2024. 

A iniciativa faz parte do projeto da Prefeitura de renovação da frota de ônibus para coletivos com tecnologias menos poluentes na cidade. A previsão é atingir, até 2024, 20% da frota total composta por ônibus elétricos. Cada ônibus elétrico em circulação evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO2 na atmosfera por ano. 

A Enel X será responsável pela oferta de um serviço integrado de mobilidade elétrica, em uma parceria que envolve as montadoras que fabricam e vendem ônibus elétricos e empresas que operam frotas de ônibus. As entregas da Enel X incluem a disponibilização dos ônibus elétricos, a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, carregadores da Enel X Way, e toda a tecnologia por trás das soluções para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos. 

A Enel Trading, comercializadora do grupo, disponibilizou também a oferta de energia renovável certificada no mercado livre para atender à demanda de energia para a recarga dos veículos nas garagens dos ônibus.   

A experiência permitirá aos cidadãos uma avaliação sobre a qualidade e as vantagens dos ônibus elétricos. A expectativa é que o uso contínuo desta tecnologia ajude no planejamento do futuro da mobilidade em São Paulo e em outras cidades brasileiras, com a substituição gradual das frotas. Será possível comparar a operação destes ônibus com os veículos tradicionais, movidos a óleo diesel.  

Os ônibus elétricos representam uma redução de ao menos 50% nos custos de manutenção e de pelo menos 65% nos custos com combustível, na comparação com veículos movidos a diesel, segundo estimativas da Enel X e dos fabricantes de ônibus elétricos do mercado. A economia significativa nos custos com a eletrificação a médio e longo prazos torna a ampliação da frota competitiva economicamente.