Prefeitura de SP defende políticas de gestão de resíduos em evento

Redação – 10.10.2023 – Secretária destaca programa de coleta de alimentos e iniciativa com catadores como exemplos de gestão de resíduos 

Na última quarta-feira (3/10), foi realizada a abertura do evento Waste Expo Brasil, a maior feira da América Latina destinada a gestão de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza pública e saneamento urbano, em São Paulo. Na ocasião, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, destacou as políticas do município para o setor. 

“Nossas políticas são desenhadas com um viés sustentável, que busca o desenvolvimento, a evolução de territórios e iniciativas sem a degradação do meio ambiente e de todo o ecossistema”, diz ela, que destacou os prêmios internacionais que o programa Combate ao Desperdício recebeu, como da International Solid Waste Association e do Pacto de Milão. 

A iniciativa recolhe alimentos que estão aptos para o consumo em feiras livres e mercados municipais, mas que são descartados por não possuírem valor comercial. A arrecadação é submetida por uma triagem, que direciona as frutas, legumes e verduras para as entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa foi criada e administrada pela Secretaria até maio de 2023 e atualmente é de responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.  

Além deste programa, destaca-se a atuação do programa SP Coopera, que busca promover e fomentar a cultura cooperativista na cidade de São Paulo, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação de empreendimentos, assistência educativa e socioemocional. Recentemente, a Prefeitura de São Paulo ampliou de 21 para 30 cooperativas de reciclagem aptas a participarem do processo de habilitação do programa SP Coopera. 

Mais 20 oportunidades foram disponibilizadas às cooperativas de reciclagem que desejam participar da incubação do programa, visando o desenvolvimento, a melhoria do desempenho e sustentabilidade econômica das cooperativas que ainda estão em estágio inicial. 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico também promove o Mapeamento de Iniciativas de Economia Circular e Reciclagem na Cidade, com o objetivo de identificar os principais atores do setor na Capital, como catadores, cooperativas e outras iniciativas do ecossistema de economia circular e reciclagem, coletando informações que ajudem a compreender a situação atual, identificar desafios e oportunidades para o apoio aos atores desse ecossistema.