Gerdau e Abece premiam engenheiros e seus projetos

Vencedores da 20ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural (foto: divulgação).
Redação – 10.10.2023 – 20º Prêmio Talento Engenharia Estrutural reconheceu profissionais que contribuíram para o desenvolvimento e evolução do setor 

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), premiaram, na última quarta-feira (4/10), os projetos de destaque no 20º Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Criada há duas décadas, a premiação busca reconhecer engenheiros estruturais e os profissionais que promovem o desenvolvimento da engenharia e da construção civil brasileira. 

Neste ano, os vencedores disputaram as categorias de Obras de Pequeno Porte, Obras especiais, Jovens Talentos, Construção Industrializada, Edificações e Jovens Talentos. Em 2023, o prêmio recebeu mais de uma centena de inscrições. Dentro de cada categoria, há o ganhador da menção honrosa, que recebeu a placa de homenagem e o vencedor de cada categoria, que levou para casa um troféu. Todos os finalistas levaram um certificado de participação. 

Os projetos foram avaliados sob diversos aspectos e julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da Abece e da Gerdau: concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, originalidade, monumentalidade, implantação harmônica em relação ao ambiente, e esbeltez/deformabilidade. A estrutura pode ser de qualquer tipo: concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenaria ou mista. 

Vencedores 

Na categoria Pequeno Porte, a vencedora foi Jéssica da Silva Publio com a obra Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEV), em São Paulo/SP. A menção honrosa foi feita ao Carlito Calil Neto que apresentou a obra Sede Atix, projeto realizado na cidade de Canarana, em Mato Grosso. 

Já na categoria Obras Especiais, o vencedor foi Leonardo Patrício Chaves com a obra de Ampliação do Estádio Olímpico do Pará, realizada em Belém, no Pará. A menção honrosa foi entregue ao Flávio Correia D Alambert pela obra Ciclovia da vida, em Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo. 

O destaque da categoria Jovens Talentos foi Lucas Canova Devides com o Terrazo Shopping, feito em Eusébio, no Ceará. Recebeu a menção honrosa, Fábio dos Santos Colares, pela obra do Residencial Nature, em Torres, em Santa Catarina. 

Na Construção Industrializada, o ganhador foi Eduardo de Assis Fonseca e Isnar Maia de Freitas com a construção da Arena MRV, obra realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. A menção honrosa desta categoria ficou com o Francisco Paulo Graziano pelo projeto Parque da Cidade – Gleba B, apresentado na cidade de São Paulo/SP. 

Por fim, em edificações, o vencedor foi João Paulo Gribogy com a obra AGE 360, realizada em Curitiba, no Paraná. E a menção honrosa foi para o Dirk Mader pela apresentação do projeto Luna, da cidade de São Paulo/SP. 

Nas categorias especiais, a votação online foi vencida por Eduardo de Assis Fonseca e Isnar Maia de Freitas com a construção da Arena MRV, obra realizada em Belo Horizonte/MG. Já o destaque de sustentabilidade foi para Carlito Calil Neto com a obra La Estância em Valinhos/SP. E a última premiação especial da noite, destaque do júri, foi para Franscisco Paulo Graziano com a obra Faria Lima Plaza em São Paulo/SP.