Matrix Energia é classificada com Rating A pela S&P Global Ratings

Redação – 11.10.2023 – Com mais de R$ 1 bilhão em patrimônio líquido, empresa se torna a primeira comercializadora de energia a alcançar esse feito no mercado 

A Matrix Energia, comercializadora do setor energético do Brasil, foi classificada com o rating A pela S&P Global Ratings, uma das três maiores agências de classificação de risco do mundo. Com um patrimônio líquido de mais de R$ 1 bilhão e detentora de cerca de 9% de market share no segmento, esse rating indica que a Matrix é uma empresa de baixo risco de investimento. 

Fundada em 2014, a Matrix Energia atua nos segmentos atacado e varejista do Mercado Livre de Energia, Geração Distribuída e eficiência energética, conectando geradores a consumidores finais por meio de contratos de compra e venda de energia. Sua carteira de mais de mil clientes é predominantemente composta por consumidores em alta e média tensão. 

A avaliação da agência de classificação de risco levou em consideração não apenas os aspectos financeiros, mas também a governança, a estrutura societária da Matrix Energia e a análise da exposição ao ambiente macroeconômico brasileiro e ao mercado de energia, caracterizado pela volatilidade dos preços em negociações de curto prazo.  

A empresa tem 75.000 GWh de energia comercializada através de PPAs (power purchase agreement) – contratos de compra de energia a longo prazo, com datas até 2038. A comercializadora ainda tem o objetivo de aumentar o pipeline de projetos de geração de energia renovável, que devem atingir uma capacidade instalada em operação de 90 MWac até o final de 2024, além de projetos de geração centralizada com capacidade de mais de 1 GW em fase avançada de desenvolvimento.