Prefeitura já autorizou 11 edifícios para requalificação no Centro de São Paulo

Redação – 11.10.2023 – Desde março, 11 projetos de requalificação de edificações antigas foram aprovados, viabilizando a construção de mais de mil unidades residenciais novas na região central 

A Prefeitura de São Paulo autorizou a cada 18 dias, em média, uma obra de requalificação (retrofit) de prédio antigo no centro de São Paulo neste ano. Desde março, foram aprovados 11 projetos desse tipo de reforma de edificações particulares pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), resultado do Programa Requalifica Centro. 

Isso representa a construção de 1.181 unidades residenciais na região central. Dos 11 prédios que receberam Alvará de Requalificação, nove terão espaços destinados à moradia e dois vão abrigar salas de escritórios ou serviços de hospedagem e eventos. 

Já sobre os empreendimentos destinados ao uso de serviços, o primeiro aprovado fica na região da Cracolândia, na Avenida Rio Branco, 595, e recebeu autorização para uma reforma que viabilizará a abertura de 23 salas para escritórios, incluindo áreas para locação de uso compartilhado e coworking. 

O segundo empreendimento fica na Rua Araújo, 224, em um prédio onde no piso térreo já funcionou uma das boates mais famosas do centro de São Paulo. A edificação recebeu autorização para ser reformada e destinada a serviço de hospedagem e eventos. 

O Programa Requalifica Centro (Lei 17.577/2021) é uma iniciativa da Prefeitura que concede incentivos fiscais e edilícios para interessados em requalificar prédios antigos na região central. O objetivo é atrair mais moradores e novos investimentos para o centro da cidade. 

Podem participar do programa as edificações construídas até 23 de setembro de 1992 ou licenciadas com base na legislação edilícia vigente e localizadas em um perímetro estimado em 6,4 km² da região central. 

Projetos aprovados pelo Requalifica Centro

  • Edifício Rodrigo Soares, localizado na Rua Aurora e com 122 unidades residenciais 
  • Edifício 7 de Abril, na Rua Sete de Abril e com 282 unidades residenciais 
  • Edifício Rua São Bento, na Rua São Bento e com sete unidades residenciais 
  • Edifício Taquari, na Avenida Ipiranga e com 120 unidades residenciais 
  • Edifício das Américas, na Rua Riachuelo e com 69 unidades residenciais 
  • Edifício Dona Marcha, na Avenida Duque de Caxias e com 86 unidades residenciais 
  • Edifício Chrysler, na Praça da República e com 283 unidades residenciais 
  • Edifício Renata Sampaio Ferreira, na Rua Araújo e com 93 unidades residenciais 
  • Edifício Azaleia, na Rua Araújo para serviço de hospedagem e eventos 
  • Edifício Av. Rio Branco, na Avenida Rio Branco e com 23 salas para escritórios 
  • Edifício Virgínia, na Rua Martins Fontes e com 119 unidades residenciais