Relatório da Opensignal aponta ranking da rede fixa no Brasil

Redação – 11.10.2023 – Devido à fragmentação do mercado, relatório não mostra resultado de provedores de Internet 

A Opensignal divulgou seu primeiro relatório sobre a experiência de banda larga fixa no Brasil, com base em dados de usuários em todo o País, com recortes para São Paulo e Rio de Janeiro. O documento se baseou em quatro medidas principais da experiência do usuário de banda larga: qualidade consistente de banda larga, velocidade de download de banda larga, velocidade máxima de download de banda larga e velocidade de upload de banda larga. 

A consultoria destaca que o mercado brasileiro de banda larga fixa é muito fragmentado, uma vez que muitos provedores regionais têm posições fortes nas suas áreas de operações, mas são menos predominantes a nível nacional. Devido a isso, a Opensignal incluiu apenas provedores de banda larga fixa que a Anatel descreve como grandes, onde detinham uma quota de mercado substancial. 

A líder na categoria de rede mais consistente do Brasil é a TIM. A operadora tem a pontuação mais alta em termos de proporção de aprovação nos testes de usuários – 68,4%. A TIM também lidera nessa métrica no Rio de Janeiro e em São Paulo, com pontuações de 70,7% e 70,9%, respectivamente. 

Já Vivo, Claro e Oi juntas possuem as maiores pontuações em Velocidade de Download de Banda Larga nacionalmente, variando de 87,3 a 88,8 Mbps. A Vivo ocupa o primeiro lugar apenas nas velocidades de download mais rápidas em São Paulo e em conjunto com a Claro no Rio de Janeiro. 

Já a Claro dispara na categoria Pico de Velocidade de Download de Banda Larga ao conquistar o primeiro lugar nacionalmente e em São Paulo com resultados de 464,4 Mbps e 481,6 Mbps, respectivamente. No Rio de Janeiro, divide o primeiro lugar com a TIM com velocidades de 459-461,1 Mbps. 

A Oi é a primeira no País em Velocidade de Upload em Banda Larga com pontuação de 63,1 Mbps. Porém, a Vivo tem a pontuação mais alta em Velocidade de Upload de Banda Larga em São Paulo e divide o primeiro lugar com Oi e TIM no Rio de Janeiro.