Artigo: Redes de alta performance: a importância da qualidade dos cabos de fibra óptica

Cleber Pettinelli e Lucas Coelho* – 13.10.2023 –

Embora pareça um tema que tenha pouco espaço na agenda de executivos das empresas que implantam infraestrutura de rede, a qualidade dos cabos de fibra óptica é a chave para garantir a confiabilidade, velocidade e latência em redes de fibra óptica, o que traz impacto significativo no business case desses projetos.

No Brasil, onde o Grupo Prysmian possui fábricas dedicadas à produção dessas tecnologias, nosso time de Engenharia está integralmente dedicado a garantir a excelência no desenvolvimento e na produção de nossos produtos.

Sendo a única fabricante da América Latina que domina, de ponta a ponta, todo o processo de produção de fibras ópticas e o principal fornecedor de cabos ópticos no mundo, a Prysmian tem investido no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, por meio de fábricas modernas e laboratórios próprios para testes periódicos de desempenho, o que permite garantir tempo de vida útil a seus produtos superior a 25 anos após sua instalação.

Longevidade é uma palavra-chave neste mercado, especialmente em ambientes urbanos complexos e congestionados, onde mais de 70% do custo total de investimento (Capex) está relacionado aos serviços de instalação de cabos. Em comparação, o custo do próprio cabo e dos equipamentos de conectividade representa cerca de 30% do investimento total.

A falha de um cabo pode resultar em interrupções no serviço e insatisfação dos clientes, o que é inaceitável para provedores e operadoras que, usualmente, ofertam serviços críticos a clientes como bancos, datacenters, grandes redes varejistas, ferrovias, entre outros negócios.

Identificar e resolver problemas em locais congestionados é uma tarefa desafiadora e cara, portanto, instalar cabos de fibra óptica de qualidade desde o início é a escolha lógica para preservar investimentos e manter as finanças em ordem.

Além disso, temos nos dedicado a criar cabos de fibra óptica cada vez menores e capazes de transportar cada vez mais fibras, de forma que possam ser acomodados em espaços já congestionados.

Essa iniciativa traz alto valor agregado em um cenário onde o emaranhado de cabos de fibras ópticas é um dos principais gargalos para expansão de redes em áreas urbanas. Esta inovação permite a expansão de redes em uma infraestrutura saturada, sem a necessidade de grandes obras ou manutenções.

Aproveitamos a oportunidade para destacar uma fala do nosso colega Carlos Lopez, diretor de negócios de telecomunicações do Grupo Prysmian na Europa. No artigo “Nem todos os cabos são iguais”, ele destaca um ponto crucial: produzir cabos e componentes de conectividade compactos sem comprometer a qualidade é uma tarefa desafiadora.

Felizmente, a Prysmian é uma das poucas empresas no mundo capazes de fazê-la. Além de utilizar a infraestrutura já existente, a adoção de cabos compactos também traz benefícios sustentáveis, reduzindo embalagens, custos de transporte e emissões de carbono.

Em síntese, encorajar empresas de infraestrutura, provedores e operadores de rede a investir em cabos com qualidade premium pode parecer contraditório para alguns executivos que desconhecem os impactos de uma retirada prematura de cabos instalados para o seu business case, mas é fundamental garantir a efetividade no tempo de vida útil dos ativos de campo.

Nem todos os cabos são iguais e a Prysmian deseja que seus clientes invistam em qualidade. Se as empresas desejam ser sustentáveis em todos os aspectos – ambiental, social e econômico – a escolha mais eficaz é aquela que evita a substituição prematura de sua rede de fibra óptica.

*Cleber é líder da unidade de negócios em telecom do Grupo Prysmian e Lucas Coelho é engenheiro sênior de P&D em telecom do Grupo Prysmian.