Governo aciona termelétricas para conter crise na região Norte

Redação – 13.10.2023 – Seca já paralisou hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, e põe risco de desabastecimento de energia 

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) acionou as usinas termelétricas nas regiões atingidas pela seca na Região Norte do País. A proposta foi apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pretende garantir a segurança no atendimento de energia elétrica nos estados do Acre e de Rondônia. 

A seca levou à paralisação da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. O comitê sugeriu à Agência Nacional de Águas o reconhecimento de situação de escassez hídrica na Bacia do Rio Madeira.  

A 283ª reunião ordinária foi presidida pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Efrain Cruz. A proposta de utilização das termelétricas foi aprovada pelo colegiado. O ONS e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se comprometeram em viabilizar o início das operações das usinas. 

No interior do Amazonas, onde o atendimento é prioritariamente por geração a diesel, o MME já tinha agido, desde junho, para garantir a disponibilidade de combustível de cada cidade e segue monitorando a logística do abastecimento, de forma a garantir a atendimento de energia elétrica. 

Ainda segundo deliberações do CMSE, a Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP/MME) deverá coordenar estudos para avaliação da resiliência do sistema elétrico dos estados do Acre, Amapá e Rondônia frente às mudanças climáticas. O objetivo é manter a capacidade do atendimento eletroenergético em futuros cenários de escassez hídrica e cheias extraordinárias. 

Nos últimos meses, o MME vem trabalhando para reforçar a segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN). No dia 27 de setembro, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre Silveira assinaram contratos de R$ 15,8 bilhões para novas linhas de transmissão, oriundas do Leilão 1/2023 ocorrido em junho deste ano. Até o início de 2024, dois novos leilões devem trazer investimentos de R$ 40 bilhões na área de transmissão de energia elétrica.