Através de joint venture, Gerdau investirá R$ 1,4 bi em parque solar

Redação – 16.10.2023 – Parque em Minas Gerais terá capacidade instalada de 420 MWp com 30% da produção destinada a fábricas da Gerdau 

A Newave Energia concluiu a aquisição do Parque Solar Arinos, em Minas Gerais, junto ao grupo Voltalia. Ainda em construção, o empreendimento terá capacidade instalada de geração de aproximadamente 420 MWp e incluirá uma subestação de energia. O futuro empreendimento, que deverá estar concluído no fim de 2024, terá investimento total para sua construção de aproximadamente R$ 1,4 bilhão. 

Cerca de 30% da energia produzida no parque será destinada à Gerdau, que é dona de um terço da Newave. A capacidade fotovoltaica instalada na planta é o equivalente a 7% do consumo de energia anual da Gerdau no País, tomando como base a de produção 2022, e prevê de redução estimada de até 22 mil tCO2 ao ano. 

A aquisição é parte da estratégia de sustentabilidade da Gerdau. Hoje, a companhia já detém uma média global de emissão de gases de efeito estufa na casa dos 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, menos da metade do setor. 

Com a implantação do Parque Solar em Arinos, a empresa acredita ser capaz de diminuir ainda mais as emissões dos escopos 1 e 2 para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço, até 2031. O volume de energia do parque corresponde a aproximadamente 34 MWm, o equivalente ao consumo de uma unidade siderúrgica com capacidade de aproximadamente 400 mil toneladas anuais.