Usina termelétrica ganha prêmio internacional por financiamento

Redação – 17.10.2023 – Premiação internacional reconhece os melhores cases de financiamento de projetos e infraestrutura da América Latina e do Caribe 

Pelo segundo ano consecutivo a GNA, joint venture de operação de projetos de gás natural e energia, foi a vencedora da categoria Financiamento de Energia – “Power Finance of the Year” – no LatinFinance Awards 2023. Desta vez, o projeto vencedor foi o da UTE GNA II. A iniciativa reconhece os melhores cases de financiamento de projetos e infraestrutura para o progresso econômico da América Latina e do Caribe. 

O prêmio, que é concedido com base em indicações de participantes do setor e fundamentado em extenso feedback do mercado, leva em consideração aspectos como inovação, qualidade de execução e impacto ESG da transação. 

No início de 2021, a GNA e o BNDES celebraram contrato de financiamento de longo prazo no valor de R$ 3,9 bilhões para a implantação da UTE GNA II, composta por uma usina termelétrica a gás natural de 1,7 GW de capacidade instalada, da subestação e da Linha de Transmissão de 500 kV, interligando a usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Recentemente o projeto foi enquadrado como projeto prioritários e inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

A UTE GNA II será a maior e mais eficiente usina a gás natural do País, com 60% de eficiência energética. O início da operação comercial está previsto para janeiro de 2025. 

A UTE GNA II faz parte do maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, em construção no Porto do Açu. A primeira usina, a UTE GNA I, de 1.338 MW (que também contou com o financiamento do BNDES), entrou em operação em setembro de 2021.