ZTE aposta em FTTR para acabar com problema de cobertura do Wi-Fi

Redação – 18.10.2023 – Empresa conta com solução que leva a fibra para os cômodos de uma casa a fim de garantir a máxima qualidade à rede 

Mesmo com a expansão do acesso à fibra óptica, o consumo de dados é tão grande que mesmo a experiência com essa tecnologia não é suficiente para quem gosta de jogar online ou mesmo consome streaming em 4K, por exemplo. Diversas tecnologias surgiram para acabar com esse problema, como o Wi-Fi 6 e a rede Mesh, mas a ZTE aposta no FTTR (fiber-to-the-room) para trazer a melhor experiência para os usuários. 

A ideia do FTTR é conectar o máximo possível ambientes de uma casa com um cabo de fibra óptica. A ideia é parecida com o conceito de rede Mesh, espalhar roteadores conectados à fibra e assim trazer a melhor conexão possível. 

A fabricante de equipamentos de rede desenvolveu o roteador Wi-Fi 6 G8605, que tem portas XGS-PON e 2.5 GE, além de processadores próprios para melhorar a capacidade do equipamento. Complementado por roteadores de suporte G1611, o equipamento promete taxas de dados de 2.000 Mbit/s. 

Segundo Peter Hu, vice-president of Wired Products da ZTE, mais de 20 operadoras da China já estão usando essa solução com seus clientes. Ele explica que, assim como no Brasil, a qualidade da rede Wi-Fi é o principal desafio na experiência do cliente chinês e por isso o FTTR ganha espaço neste mercado. 

Por aqui, Eliandro Avila, COO da ZTE do Brasil, enxerga que o FTTR tem espaço principalmente no setor corporativo, como em hotéis. Atualmente, a ZTE tem visto os provedores buscarem mais soluções tradicionais para atender o consumidor brasileiro, como ONUs e até roteadores Mesh. A expectativa é que a tendência chegue por aqui alguma hora.