Linha 6-Laranja do Metrô de SP vence prêmio internacional 

Linha 6-Laranja
Obras para construção da Estação Santa Maria (foto: divulgação Linha Uni).
Redação – 18.10.2023 – Com apoio do BNDES, empreendimento foi vencedor da categoria “financiamento do ano” no “Project & Infrastructure Finance Awards 2023” 

A Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo levou o prêmio de “Financiamento do ano à infraestrutura” no “Project & Infrastructure Finance Awards 2023”. Orçado em R$ 17 bilhões e com parte dos recursos vindos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o empreendimento ainda está em fase de execução. 

O projeto da obra conta 15 estações e seus acessos em 15,3 km de via, três terminais de ônibus, um pátio de estacionamento de trens, aquisição de 22 novos trens (132 vagões) e sistemas, além de contar com investimentos sociais em comunidades do entorno.  

Para a definição dos vencedores, foram considerados critérios como aspectos estruturais da operação, incluindo complexidade, inovação e tamanho; alcance geográfico e sustentabilidade e impacto ESG do projeto. Os prêmios foram concedidos a financiamentos estruturados no período de junho de 2022 a maio de 2023.  

O financiamento ao projeto da Linha 6 do metrô de São Paulo — considerado o maior empreendimento de mobilidade urbana da América Latina, com previsão de atendimento a 650 mil passageiros/dia — envolveu um consórcio de 11 bancos, incluído o BNDES, no modelo project finance non recourse, no qual o risco é mitigado com operações de garantia e seguros. 

Essa estrutura se aproxima do formato de financiamento a projetos de infraestrutura em mercados desenvolvidos e, também, de outros mercados em desenvolvimento, que precisam atrair investimentos maciços. O BNDES aponta que a não exigência de garantias dos acionistas ou de fianças bancárias é fator determinante para aumentar o patamar de investimento, pois amplia a atratividade para investidores internacionais e nacionais, ao limitar o risco assumido em cada projeto.