Vivo vai produzir 76% da sua própria energia a ser consumida

Redação – 18.10.2023 – Operadora fecha parceria com Elera para locar quatro parques solares que somam 237 MWp, tornando a empresa autoprodutora de energia  

A Vivo deu mais um passo importante em sua estratégia ESG e na busca por fontes de energia 100% renováveis. A companhia firmou parceria com a Elera Renováveis para se tornar autoprodutora em quatro parques solares que somam 237 MWp. O complexo destinado à Vivo está instalado em Janaúba (MG) e deve abastecer mais de 200 unidades consumidoras em média tensão. Desta forma, a Vivo, torna-se a primeira companhia do seu setor a atuar neste modelo de suprimento de energia. 

Com a medida, 76% do consumo da Vivo que provém do mercado livre de energia migrará para modalidade de autoprodução. Diferente da geração distribuída, que atende o consumo em baixa tensão, a modalidade de autoprodução permite que a usina esteja instalada em local distinto de onde a energia é consumida. O complexo solar de Janaúba fica em uma área de 3 mil hectares e possui, como um todo, 2,2 milhões de painéis solares. O consumo da Vivo corresponde a 20% da produção da planta, o equivalente a 440 mil placas. 

Os parques solares contratados pela Vivo estão no maior complexo solar das Américas, segundo a Elera, com capacidade para evitar a emissão mais de 740 mil toneladas de CO2 por ano. 

A operadora já soma 62 unidades de fontes solar, hídrica e de biogás, em operação por todo o País. A Vivo tem na energia elétrica um insumo essencial na prestação dos serviços, com um consumo médio de 1.800 GWh hora/ano. A entrada em autoprodução reduz a dependência na aquisição de energia no mercado livre e torna a empresa menos suscetível a variações do setor.