“Gatos” desviaram 16 GWh de energia da Grande SP

Redação – 19.10.2023 – A distribuidora de energia Enel cooperou com a Polícia Civil para detectar 7 mil instalações de roubo de energia

A Enel Distribuição São Paulo realizou mais de 20 mil inspeções de fraude na região Metropolitana de São Paulo no último mês e encontrou 7 mil instalações de roubo de energia, chamado popularmente de “gato”. A energia furtada, da ordem de 16 GWh, seria suficiente para alimentar uma cidade de 350 mil habitantes por um mês.

A empresa cooperou com a 3ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais contra Órgãos e Serviços Públicos para localizar as instalações irregulares. A proximidade com compartilhamento de dados e inteligência resultaram em 38 prisões somente no mês passado, representando um aumento de 350% se comparado com a média do primeiro trimestre.

Todos os meses, além das operações convencionais, a Enel realiza operações noturnas com o objetivo de inspecionar locais que funcionam apenas no período da noite. Em setembro, essas operações focaram esforços nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires, Osasco, além dos bairros de Guainazes, Vila Matilde e São Miguel Paulista. As fraudes identificadas atestam que o furto de energia não está somente nas residências e comunidades, mas é comumente encontrado também em estabelecimentos comerciais.

A distribuidora alerta para a responsabilidade de quem faz uso deste tipo mecanismo, já que em geral são os donos dos imóveis que respondem pelo crime de furto, tanto civil quanto criminalmente. Além de ser crime – com pena prevista em lei de um a oito anos de reclusão – o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição São Paulo realiza, diversos projetos sociais em comunidades, com ações educativas e serviços para a população. Com isso, consegue envolver a comunidade e gerar conscientização sobre os perigos e riscos das fraudes e furtos de energia.